Notícias

Resenhas

Parceiros

Resenha | 1+1 - A Matemática do Amor [Augusto Alvarenga & Vinicius Grossos]

by - janeiro 10, 2019

Hey pensadores! Hoje venho até vocês para falar sobre o maravilhoso romance 1+1 -A Matemática do Amor, escrito pelo amorzinho da minha vida Augusto Alvarenga, juntamente com o Vinicius Grossos (outro ser humaninho maravilhoso ❣)
Foto Autoral
Livro: 1+1 - A Matemática do Amor
Autores: Augusto Alvarenga e Vinicius Grossos
Editora: Faro Editorial
Páginas: 256

Sinopse: Lucas e Bernardo são dois garotos, melhores amigos um do outro de toda a vida. De repente, recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. Nesse momento, cada um a seu modo, percebe como valiosa era aquela amizade, algo que não queriam perder. Bernardo reage mal e se revolta. Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas. Ele escreve uma lista de coisas para fazer e pretende cumprir uma por uma, em todos os detalhes. Mas, a cada dia, o fantasma da separação os assombra com um cronômetro lembrando que o tempo se esgota e, ainda assim, os dois passam por grandes momentos juntos. Então os meninos percebem que há algo mais entre eles... um sentimento profundo, que não conseguem explicar e tornam todas aquelas experiências ainda mais intensas. Mas o que fazer com tudo isso quando se tem apenas 16 anos?

Em 1+1 - A Matemática do Amor, conhecemos Lucas e Bernardo, dois amigos de infância que se conhecem desde que nasceram, literalmente. Os dois amigos fazem tudo juntos, e inclusive são vizinhos. Tudo estava correndo bem, até que os pais de Bernardo tomam a decisão de se mudar para Portugal, e os dois amigos tem seus mundos virados de cabeça para baixo, pois eles não querem se separar. Então, os garotos resolvem tornar essas férias inesquecíveis, e no meio disso tudo, eles irão descobrir sentimentos profundos dentro dos dois, o que tornará tudo mais difícil.

“- É como se você fosse a minha bússola – falei, num suspiro engasgado que logo se transformou em lágrimas. – Quando estou com você… parece que finalmente tenho uma direção.”
Foto Autoral
Ao começar a leitura, admito que estava bem ansiosa. Sigo o Augusto e o Vinicius nas redes sociais há algum tempo, e estava muito curiosa para conhecer o trabalho conjunto dos dois. E assim que comecei a ler a obra, posso dizer que foi amor a primeira vista.

"Tão natural quanto respirar. É assim que penso na minha amizade com o Lucas. Como tudo começou? Bem, eu não sei."

Quanto mais eu mergulhava nessa história, mais me via apaixonada por cada aspecto dos protagonistas (e das pessoas ao redor deles). Os autores conseguiram mostrar, de uma forma delicada, e ao mesmo tempo, impactante, o que todos deveriam saber: toda forma de amor é válida.
Foto Autoral
Foi emocionante observar a forma como os Lucas e Bernardo foram se aproximando cada vez mais, e também, o modo como eles sentiram esse amor um pelo outro, que sempre esteve lá, dentro dos dois.

“Somos como o yin e o yang.
Eu sou como o sol, o Lucas é a noite.
Eu sou o achocolatado, o Lucas é o café.
Eu sou do verão, o Lucas, do inverno.
Eu sou da matemática, o Lucas, do português.
Eu o ajudo a entender que 1 + 1 é igual a 2, mesmo que ele teime em afirmar que em alguns casos 1 + 1 pode vir a se tornar 1.”

Além do romance, também é mostrado como o preconceito ainda insiste em maltratar as pessoas. Os dois garotos, apesar do amor que sentem, acabam tendo que enfrentar muito mais do que apenas os problemas que os assolam, diante da futura separação. Lucas e Bernardo também tem que enfrentar os perigos de uma sociedade preconceituosa e de mente fechada. Esse com certeza é um dos pontos mais fortes da história.
Foto Autoral
O romance doce e inocente, junto com a fúria da sociedade preconceituosa, tornam o livro uma obra que transmite um misto de sensações no leitor. É emocionante sentir as mesmas emoções dos personagens, os mesmos medos, e até mesmo, sentir o amor que emana da alma de cada um dos meninos.

1+1 é um livro de descobertas, de enfrentamentos, e principalmente, de amor. Eu chorei, ri e chorei novamente durante as páginas dessa história.Tudo que eu queria era pegar o Lucas e o Bernardo, colocar em um potinho e abraçar os dois para sempre. Super recomendo essa obra, que com toda a certeza, todos deveriam ter a honra de ler.




Você também pode gostar:

20 Comentários

  1. Olá,

    Sempre vejo muitos comentários positivos em relação a esta obra e minha curiosidade para lê-la é enorme. Adorei saber que o amor entre eles vai surgir como algo natural, visto que já existia dentro deles a muito tempo. É triste ver que ainda existe tanto preconceito. Quero muito ler, tu me deixou bem curiosa. Parabéns pela resenha!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o preconceito ainda é algo enraizado na sociedade! Fico feliz que tenha despertado sua curiosidade, vai gostar muito da leitura <3

      Excluir
  2. Sou doida pra ler esse livro, mas sempre acabo deixando de lado. Bom ler esse post pra lembrar de ler.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Que livro lindo!!! Tanto na edição quanto na história. Fiquei super curiosa para saber mais sobre ele. Eu ando querendo ler mais livros com romances homossexuais. Acho que é necessária essa representatividade do amor em todas as formas.
    Já vou colocar na minha listinha de próximos a ler.
    Parabéns pela resenha! Amei!!!

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei muito apaixonada por esse livro, tava comentando com uma amiga algum tempo como era triste chegar numa livraria e não ver uma obra sequer com personagens lgbt, e agora vendo a resenha senti a necessidade de ler e conhecer cada um dos personagens, sua resenha foi maravilhosa, envolvente e deixou tudo mais especial ainda com as fotos que a ilustrou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado! Comentários assim me incentivam muito a continuar o trabalho <3

      Excluir
  5. Que coisa mais linda!!!
    Eu já conheci o trabalho de ambos os autores, e a escrita deles é algo surpreendente.
    esse livro eu não li ainda, mas já esta na minha lista de leitura, sou apaixonada por romances lgbts, principalmente quando eles passam essa mensagem do amor, da importância do respeito, da luta contra o preconceito ainda tão disseminado pela sociedade.
    Sua resenha ficou impecável, focando nos pontos fortes do livro, instigou a curiosidade ainda mais.

    www.fuxicoserabiscos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado! Aposto que irá curtir a leitura desse livro <3

      Excluir
  6. Cara eu morro de vontade de ler esse livro, acho a premissa dele linda e a diagramação dele é um amor! Sem contar que a gente precisa de mais livros LGBT por ai né!!
    Sua resenha me encantou, parabéns pelo trabalho lindo!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é uma gracinha, haha! Muito obrigada pelo elogio <3

      Excluir
  7. Eu preciso ler esse livro. Sempre ouvi coisas boas dele, fiquei muito curioso. Agora sua resenha me deixou ainda mais curioso kkkk

    ResponderExcluir
  8. Que livro incrível. Nossa, senti uma vontade imensa de ler a obra após conferir sua resenha. Parece um livro encantador, muito fofo e real. Fora a edição que está linda. Já quero pra ontem!

    ResponderExcluir
  9. Muito boa sua resenha!
    Não conhecia o livro, não é um gênero que eu leria... Mas a resenha está ótima!

    ResponderExcluir
  10. Fiquei mais curioso do que já estava lendo sua resenha. Eu já conhecia esse livro e o mesmo já está na minha lista de desejados, essa história deve ser muito emocionante.

    ResponderExcluir

Siga me no Instagram!