Notícias

Resenhas

Parceiros

Resenha | Livro das Sombras [Cate Tiernan]

by - outubro 12, 2017

Nesta quinta-feira, véspera de sexta feira 13, eu resolvi entrar nesta vibe sombria e ler algo com a mesma temática. A história escolhida foi o Livro das Sombras, da autora Cate Tiernan, publicado pela Galera Record.


.......................................................................
Ficha Técnica:
Livro: Livro das Sombras
Autora: Cate Tiernan
Editora: Galera Record
Páginas: 208
Sinopse: Morgana Rowlands nunca se imaginou como algo além de uma garota sem graça de 16 anos, ainda mais se comparada à melhor amiga, a linda Bree. Porém, isso está prestes a mudar. Quando Cal, um veterano transferido de outra escola, entra na vida da garota, ela se vê imersa em um novo universo: o rapaz se revela um bruxo à procura de pessoas para montar um coven. Intrigado com a habilidade de Morgana de manipular a energia dos ambientes, Cal logo descobre que ela tem algo especial. Assim como ele. A ligação entre eles é imediata e impossível de ser desfeita: Cal desperta o poder de Morgana, seu amor e sua magia. Porém, isso gera mais problema para sua vida do que ela imaginara. Bree está perdidamente apaixonada por Cal. Será Morgana capaz de controlar seus sentimentos em prol da amizade ou a conexão entre eles é mais forte do que ela própria?
Comprar em: Submarino | Amazon | Saraiva
.......................................................................

Livro das Sombras conta a história de Morgana, uma menina insegura, que vive a sombra da amiga linda e popular, chamada Bree. Tudo corre bem em sua vida, até que a chegava de Cal coloca tudo a perder. Com seu jeito misterioso, o novo estudante logo convida vários adolescentes (incluindo Morgana) para participar de um círculo, algo comum entre as bruxas.

Apesar do receio, a jovem aceita entrar, e depois disso, ela percebe que algo está mudando dentro dela. Seria ela uma bruxa, assim como Cal? Morgana quer investigar mais, porém, ela logo percebe que além dos seus possíveis dons, tem algo a mais que a está deixando diferente: ela está se apaixonando pelo jovem. Isso não seria um grande problema, porém, tem outro alguém gostando do de Cal, e esse alguém é Bree.

Seria Morgana capaz de deixar seus sentimentos de lado, e ainda pior, sua curiosidade sobre seus poderes, por causa da melhor amiga?

Resultado de imagem para zoe american horror story gif
Imagem meramente ilustrativa | Série: American Horror Story

Quando eu vi a capa desse livro, a curiosidade foi o bastante para me fazer começar a leitura, e como aqueles casos de "não julgue o livro pela capa", dessa vez, eu me dei mal. Já que, apesar da aparência bonita e um tanto apresentável, o conteúdo não é tão bom assim.

De todos os personagens citados durante a história, apenas Morgana é aprofundada, e mesmo assim, ela ainda é bastante rasa. Eu me via em todo momento me perguntando quem era quem no livro, já que, devido a falta de personalidade, todos os personagens pareciam exatamente iguais.

Eu me decepcionei com essa leitura, o que tinha tudo para ser legal - com a temática de bruxas, além da religião Wicca, um assunto que adoro - acabou se tornando algo repetitivo e nada inovador. Ao invés de uma história focada na magia e no mistério que as bruxas estão envoltas, o leitor encontra um triângulo amoroso adolescente clichê .

Com tantas pessoas que a autora poderia ter desenvolvido, ela focou apenas em Cal, Morgana e Bree, e nessa briguinha entre as duas amigas. Todas as outras pessoas pareceram meros figurantes, e o restante da história acabou ficando em segundo plano.

Resultado de imagem para zoe american horror story gif
Imagem meramente ilustrativa | Série: American Horror Story
Apesar disso tudo, há pontos bons durante a leitura. Mesmo que a escritora não tenha explorado melhor o tema, o fato de ela ter escrito sobre as práticas Wicca elevam um pouco os pontinhos (que beiram ao negativo nesse momento).

Retratando algumas práticas das bruxas, citando os cultos a natureza, a Deusa do sagrado feminino, além de claro, os círculos e covens, o livro se tornou algo legal de se ler, mas apenas isso: legal. Eu já havia lido histórias com essa temática, como a série Os Imortais, da Alyson Noel, que apesar de não ser uma das minhas favoritas, superou este.

Eu realmente esperava mais desse livro, me decepcionei bastante. O final foi bastante evasivo, diferentemente de outros primeiros livros de saga, ao invés da história ter conclusão (com um gancho para um próximo livro) a autora simplesmente terminou de maneira rápida, como se tivesse cortado a história em dois.

É um livro bom para passar o tempo, mas apenas isso. É divertido e possivelmente fãs de seres sobrenaturais irão amar. Porém, não é uma história impactante, e muito menos mudará sua vida a ler, ela apenas é o que é: algo para passar o tempo.

Minha Nota:★★☆☆☆






Você também pode gostar:

0 Comentários

Siga me no Instagram!