Notícias

Resenhas

Parceiros

Resenha | Enraizados [Naomi Novik]

by - dezembro 21, 2022

 Hoje a resenha é sobre um dos livros mais encantadores que eu já li nos últimos tempos. Dessa vez, venho até vocês para falar da incrível obra de arte "Enraizados", um livro de ficção fantástica baseado em contos de fadas poloneses simplesmente maravilhoso! Então, vamos lá!




Livro: Enraizados
Autora: Naomi Novik
Editora: Rocco
Páginas: 384

Sinopse: Agnieszka e Kasia são melhores amigas e levam uma vida tranquila no vale. Mas essa tranquilidade cobra seu preço. Afinal, às margens do vilarejo onde moram fica a temida Floresta corrompida, cheia de um poder maligno desconhecido, e para impedir que ele avance para além das fronteiras da Floresta, o povo do vale conta somente com a proteção de um mago frio e ambicioso, que a cada dez anos exige que uma jovem do vilarejo seja entregue para servi-lo. Enquanto a próxima escolha se aproxima, Agnieska teme por sua bela, graciosa e corajosa amiga. Mas pode ser que ela esteja errada. Porque, quando o Dragão chegar, não é Kasia que ele vai escolher.

Compre em: Amazon | Americanas | Submarino
Em Enraizados conhecemos Agnieszka, uma jovem menina que vive em uma vila a beira de uma floresta cheia de criaturas sombrias, estas, que só não atacam a vila devido ao Dragão, um mago que vive em uma torre perto da vila, que com seus poderes consegue proteger os habitantes. Porém, isso tem um preço: a cada 10 anos ele leva uma jovem de 17 anos para a torre, para que ela seja sua criada.

Todos da vila sabem que Kasia, a melhor amiga de Agnieszka, será a próxima escolhida, já que o mago sempre escolhe a mais bonita, ou a mais inteligente, ou a mais habilidosa, e Kasia tem todas essas qualidades. Porém, quando finalmente o Dragão aparece, ele leva Agnieszka.

E é aí que começa a história, já que a nossa jovem protagonista descobre os motivos para ter sido levada pelo mago ao invés de sua amiga, fazendo com que ela comece a conhecer a si mesma e sobre o grande poder que ela tem dentro de si.

Foto Autoral
Eu não fazia ideia da existência desse livro até ver ele ser indicado pela minha booktuber favorita: a Beatriz Paludetto. Eu tenho um gosto parecido com o dela em relação a livros, então fiquei bem curiosa com Enraizados, e felizmente, a leitura desse livro valeu super a pena.

Na história, conhecemos uma protagonista cheia de personalidade, que não aceita em nenhum momento o que ela acha errado, sempre lutando pelo que ela realmente acredita. Ao mesmo tempo, temos o Dragão, que é um cara que não gosta de mudanças de padrões, mas sempre é abalado pelas atitudes da jovem.

"Seu nome tinha gosto de fogo e asas, de fumaça em espiral, de sutileza e força, e do sussurro áspero das escamas."

Um fato que traz um diferencial para a trama é que a Floresta é quase como uma entidade, já que é como se ela tivesse vida própria, sempre criando seres malignos para tentar matar as pessoas, para que ela avance cada vez mais no Reino, até conseguir destruir tudo.

Outro ponto que gostei muito é como a história tem um quê de contos de fadas, cheio de magia e um aspecto, digamos, meio verde (não sei explicar muito bem isso, desculpem a mocinha aqui), que sempre me remete a esse tipo de livro.

Foto Autoral
Essa obra é como uma grande saga em apenas um livro. Cheia de reviravoltas, acontecimentos e lutas, a trama muda de cenário algumas vezes, porém, sempre com a Floresta sendo a vilã mais tenebrosa (darkzona) a ser combatida.

"Havia também uma canção nessa floresta, mas era uma canção selvagem, um sussurro de loucura e choro e raiva."

Esse com toda a certeza foi o fato que mais gostei, essa relação que os personagens tem com a Floresta é sensacional. Eu curto muito histórias com esses ambientes focados em florestas darks, ficção fantástica e principalmente, muita magia. Então, ao encontrar exatamente isso em uma história, não bastava mais nada para que eu me encantasse e me apaixonasse por ela.

Enraizados é um livro sobre magia, ensinamentos e principalmente, sobre entender a própria natureza. Foi uma leitura que eu simplesmente amei ter realizado e que se tornou uma das fantasias mais incríveis que li esse ano.










Você também pode gostar:

0 Comentários

Siga me no Instagram!