Notícias

Resenhas

Parceiros

Resenha | Mulheres na Luta [Jenny Jordahl & Marta Breen]

by - maio 14, 2020

Hey pensadores! Hoje venho até vocês para contar um pouco sobre um dos livros/quadrinhos mais incríveis que eu tive a honra de conhecer! Estou falando de "Mulheres na Luta", publicado pela parceira aqui do blog, Editora Seguinte.

Foto Autoral

Livro: Mulheres na Luta
Autoras: Jenny Jordahl e Marta Breen
Editora: Seguinte
Páginas: 128

Sinopse: Há 150 anos, a vida das mulheres era muito diferente: elas não podiam tomar decisões sobre seu corpo, votar ou ganhar o próprio dinheiro. Quando nasciam, os pais estavam no comando; depois, os maridos. O cenário só começou a mudar quando elas passaram a se organizar e a lutar por liberdade e igualdade. Neste livro, Marta Breen e Jenny Jordahl destacam batalhas históricas das mulheres – pelo direito à educação, pela participação na política, pelo uso de contraceptivos, por igualdade no mercado de trabalho, entre várias outras –, relacionando-as a diversos movimentos sociais. O resultado é um rico panorama da luta feminista, que mostra o avanço que já foi feito – e tudo o que ainda precisamos conquistar.

Compre em: Amazon | Americanas | Submarino

Mulheres na Luta, de autoria de Jenny Jordahl e Marta Breen, apresenta ao leitor, em formato de quadrinhos, a história da luta das mulheres ao redor do mundo. Passando por temas de racismo, política, homossexualidade, aborto, entre outros, de maneira muito lúdica e artística, a obra é um prato cheio de aprendizado.

Ilustração presente na obra
Por ser uma obra em formato de história em quadrinhos, a leitura dela é extremamente fácil e rápida, o que me permitiu finalizá-la em menos de uma hora. Eu amei a forma como as autoras conseguem falar de assuntos sérios de uma maneira muito simples e as vezes, até um pouco engraçada.

"A partir do final do século XIX, as organizações feministas de todo o mundo passaram a trabalhar para que as mulheres tivessem acesso à educação e ao mercado de trabalho."

Mulheres na Luta é um livro muito didático e necessário. Falando de diferentes épocas da história, desde o período da escravatura até os tempos atuais, as autoras deixam claro o papel e a importância do feminismo e da luta das mulheres no geral.

Ilustração presente na obra
Eu li essa obra pelo Kindle. Foi minha primeira experiência lendo uma história em quadrinhos por lá, e foi incrível. Por utilizar uma ferramenta de leitura "quadro a quadro", eu senti que estava dentro do livro, e a cada novo quadrinho que eu passava, vinha a surpresa.

Acho realmente que não teria essa experiência tão interativa se tivesse lido o livro físico, o que é uma grande surpresa para mim, pela primeira vez na minha vida inteira, eu preferi a versão digital de uma obra.

"Quando os homens matam, nós, mulheres, precisamos lutar para proteger a vida. Quando os homens se calam, é nosso dever erguer a voz.”

Mulheres na Luta é um livro muito necessário, não apenas para o público feminino, mas para as pessoas em um contexto geral. Tratando de assuntos como liberdade, violência e respeito, essa obra, pelo menos para mim, tornou-se um marco.

Ilustração presente na obra
Sou incrivelmente apaixonada por livros sobre o feminismo, e da mesma forma que aconteceu com Extraordinárias (veja o post clicando aqui) e Sejamos todos Feministas (confira a resenha clicando aqui), mais uma vez me vi impactada com tanta história.

“O livro Mulheres na luta é justamente um esforço de produzir memória"

Precisamos estudar mais mulheres. Sempre que leio sobre o assunto, percebo que muitas delas foram apagadas. Sinto muito orgulho ao ver que a Seguinte e a Companhia das Letras publicarem tanto material que dá voz a esse grupo, e a cada vez que leio um livro dessas editoras, aprendo e me informo mais.

Eu não poderia estar mais feliz. E espero que cada vez mais possamos ler sobre a luta das mulheres. 




Você também pode gostar:

0 Comentários