Notícias

Resenhas

Parceiros

Resenha | Coração de Poeta [Marcos Mônaco]

by - outubro 07, 2018

Hey pensadores! Hoje venho até vocês para conversar sobre o livro Coração de Poeta, uma biografia lindíssima do escritor Soares de Souza, escrita pelo Marcos Mônaco, que foi enviado em parceria com a Lura Editorial.
Foto Autoral
Então, sem mais delongas, vamos lá!
Livro: Coração de Poeta
Autor: Marcos Mônaco
Editora: Lura Editorial
Gênero: Biografia | Não-ficção
Páginas: 256

Sinopse: Autor da letra do hino do estado do Rio de Janeiro e patrono da cadeira 42 da Academia Fluminense de Letras, Antônio José Soares de Souza Júnior foi um dos escritores brasileiros mais aplaudidos no século XIX. Atuou com sucesso em todos os ramos da literatura. Abolicionista e republicano, o escritor, jornalista, engenheiro, tradutor e funcionário público Soares de Souza Júnior defendeu o respeito aos direitos humanos em todas as dimensões, por meio de uma vasta obra literária composta por reportagens, crônicas, contos, poesias, romances-folhetins, traduções, dramas e comédias teatrais. Com o objetivo de demonstrar a sua importância literária e de começar a resgatar o seu legado, Coração de Poeta, em prosa e verso é a primeira obra já escrita especificamente sobre ele, com informações biográficas, recortes de jornais e transcrições de críticas da época (primeira parte), além de uma pequena antologia de poesias (segunda parte) e de contos (terceira parte). Trecho do livro Antônio José Soares de Souza Júnior nasceu no dia 7 de abril de 1851 em Paraíba do Sul/RJ, cidade onde iniciou suas primeiras atividades como engenheiro, poeta, teatrólogo, jornalista, educador e político. Idealismo, amor ao trabalho, retidão de caráter, sinceridade e cordialidade no trato são as principais marcas da fascinante personalidade desse escritor que se tornou um dos dramaturgos mais aplaudidos do Brasil no século XIX. Como toda a geração de poetas do século XIX no Brasil, Souza Jr. defendeu intensamente os ideais abolicionistas e republicanos. Ele teve o privilégio de presenciar e celebrar a abolição da escravatura e a proclamação da República, que representam dois momentos cruciais para a construção da sociedade brasileira. 

Compre em: Livraria da Lura

Em Coração de Poeta, somos apresentados a história real de Antônio José Soares de Souza Júnior, escritor muito famoso, principalmente no século XIX, devido as suas obras, que iam muito mais além do que apenas palavras.
Foto Autoral
Eu não costumo ler livros de não-ficção, já que realmente, eles não são a minha praia, sempre prefiro imaginar e fantasiar enquanto leio, e quando se trata de livros desse gênero, como biografia, a imaginação se torna limitada. Mesmo assim, resolvi dar uma chance para essa obra.

"Aqui viveu e desempenhou sua missão Antônio José Soares"

A história é muito bem escrita, o autor conseguiu organizar as informações de Soares de Souza de forma linear e que qualquer leitor consiga entender. A diagramação da obra também auxilia muito nesse quesito, já que traz encartes de jornais, além de imagens e fotografias, o que ajuda muito quem está lendo a caracterizar o ambiente vivido naquela época e, ainda mais importante, não se perder nos acontecimentos.
Foto Autoral
Outro ponto positivo é o fato do livro ser dividido em três partes: a biografia, uma antologia de poesias e outra de contos. O que nos permite entender e conhecer ainda mais sobre a história de Soares de Souza.

"Não quero adormecer; inda que os sonhos
Me colham nos seus mais festivos laços,
Não quero assim sonhar; "

O livro em si, é muito bom. Porém, por eu realmente não curtir muito esse gênero, a leitura acabou se tornando monótona em alguns momentos, fazendo com que eu tivesse que parar um pouco e continuar lendo depois, algo que não acontece com os livros de fantasia, por exemplo, que acabo lendo tudo em um fôlego só.
Foto Autoral
Se você gosta de história e também de literatura brasileira, esse livro é um prato cheio para ti, e o recomendo muito. A edição está belíssima e vale muito a pena conhecer o trabalho da Lura, que novamente, me impressionou bastante.




Você também pode gostar:

2 Comentários

  1. Oi, Ana! Tudo bem?

    Gratidão pela resenha! Ficou muito boa. =)
    As fotografias ficaram lindas! Parabéns! ^^

    Abraços,
    Danny

    ResponderExcluir