Resenha | Graça & Fúria [Tracy Banghart]
Hey pensadores! Eu estou um pouco sumida ultimamente por motivos de: Enem está chegando! Porém, sempre tiro um tempinho para ler algum livro e tentar escrever. E é sobre minha última leitura que iremos falar hoje!
Dessa vez, conversaremos sobre Graça & Fúria, livro que recebi em parceria com a Editora Seguinte, e que devorei em literalmente dois dias. E agora nem acredito que acabou.
Foto Autoral |
Então, sem mais enrolações, vamos lá!
Autora: Tracy Banghart
Editora: Seguinte
Páginas: 304
Sinopse: Duas irmãs lutam para mudar o próprio destino no primeiro volume de uma série de fantasia repleta de romance, ação e intrigas políticas. Em Viridia, as mulheres não têm direitos. Em vez de rainhas, os governantes escolhem periodicamente três graças — jovens que viveriam ao seu dispor. Serina Tessaro treinou a vida inteira para se tornar uma graça, mas é Nomi, sua irmã mais nova, quem acaba sendo escolhida pelo herdeiro. Nomi nunca aceitou as regras que lhe eram impostas e aprendeu a ler, apesar de a leitura ser proibida para as mulheres. Seu fascínio por livros a levou a roubar um exemplar da biblioteca real — mas é Serina quem acaba sendo pega com ele nas mãos. Como punição, a garota é enviada a uma ilha que serve de prisão para mulheres rebeldes. Agora, Serina e Nomi estão presas a destinos que nunca desejaram — e farão de tudo para se reencontrar.
Em Graça & Fúria conhecemos Viridia, um país onde as mulheres não tem direitos e são totalmente submissas aos homens. A cada 3 anos, são escolhidas três moças para serem graças do superior do país (que é uma espécie de rei), essas graças são mulheres que vivem as ordens do superior, realizando os seus caprichos sempre na maior obediência.
Serina Tessaro treinou a vida inteira para ser uma graça, porém, quando chega o dia da cerimônia, o herdeiro escolhe Nomi, sua irmã mais velha rebelde que odeia as regras impostas para as mulheres. E para piorar a situação, Serina é pega com um livro na mão, que fora roubado por Nomi, e acaba sendo levada para uma prisão de mulheres em uma ilha, já que um dos piores crimes nessa sociedade para uma mulher é ler.
“A opressão não é um estado final. É um peso que se carrega até que não se possa mais. E então ele é removido. Não sem esforço, não sem dor (...) a opressão, sempre, sempre seria combatida e superada”
Agora, as duas irmãs estão separadas. Enquanto Serina é obrigada a lutar corpo a corpo com outras mulheres em troca de comida, indo contra tudo o que aprendeu, Nomi está presa em vestidos finos e cercada de perigosos homens, que farão de tudo para quebrar o seu espírito rebelde e livre.
Foto Autoral |
Desde o lançamento desse livro, eu estava muito ansiosa para conhecer essa história, então, assim que ele chegou em casa pela Editora Seguinte, corri para começar a leitura, com, admito, um hype muito grande.
Graça & Fúria tem uma proposta maravilhosa: mostrar mulheres fortes e lutadoras em busca dos seus direitos, o que acho extremamente incrível, porém, os clichês que a trama traz são muitos, que com certeza quem já leu livros de distopia vai perceber na hora o que vai acontecer. E isso me desagradou bastante.
"Não é uma escolha quando você não tem a liberdade de dizer não. Um “sim” não tem nenhum valor quando é a única resposta que se pode dar!”
O livro tem capítulos alternados entre as duas irmãs, e posso dizer com toda a certeza que adorei a parte da Serina, que descobriu sua força interior, e de como ela merece mais do que apenas ser submissa de alguém, fazendo com que a jovem começasse a entender o espírito tempestuoso da irmã. Enquanto isso, Nomi me deixou irritada muitas vezes, principalmente porque o plot é praticamente igual ao de A Rainha Vermelha e A Seleção, e apesar de eu amar esses livros, ninguém aguenta um Ctrl+C e Ctrl+V.
Foto Autoral |
Apesar desse ponto, eu gostei muito do livro. A narrativa flui de forma simples e leve, fazendo com que eu tivesse terminado a leitura em dois dias. Achei o final um pouco rápido demais, sem falar do gancho enorme para o próximo livro, que já me deixou com o coração doendo de ansiedade.
A edição também está muito bonita, eu amei a capa do livro, onde em cada lado há uma das irmãs Tessaro, achei isso sensacional, já que as são protagonistas com o mesmo peso na história.
Foto Autoral |
Graça & Fúria é um livro sobre família, confiança, esperança e principalmente, sobre lutar pelo que você acredita ser certo. É uma história fluida, que apesar de alguns clichês padrões, traz uma trama muito bonita que merece ser lida.
Já estou louca para a continuação.
0 Comentários