Notícias

Resenhas

Parceiros

Mapas Mentais | Saiba como utilizar essa técnica e arrasar nos estudos!

by - julho 30, 2018

Aprenda a fazer os famosos mapas mentais, uma técnica de memorização que ajuda demais na hora dos estudos! 

Falta menos de 100 dias para o ENEM, e se você está na beira de arrancar os cabelos em desespero, respire fundo e relaxe, você não está sozinho nessa! 

Meses atrás eu havia postado aqui 5 Dicas para Estudar para o ENEM, um post que fiz em parceria com a Milena Zanin, blogueira e administradora do Blog da Zanin. E hoje, novamente, eu venho para ajudar vocês com mais uma dica que está me auxiliando muito nos estudos.

Você conhece ou já ouviu falar dos Mapas Mentais? Sabe como fazer um? Caso a resposta dessa pergunta seja não, acho melhor se acomodar, pois vou mostrar como essa técnica de estudos é prática e maravilhosa!

Foto Autoral

"Os mapas mentais ou conceituais surgiram a partir de estudos do pesquisador Tony Buzan, que procurando entender a forma como as idéias se processam no cérebro humano, elaborou um processo de desconstrução do pensamento, centrado na associação de idéias e memorização de padrões que são os preceitos básicos desta técnica. Partindo do princípio que as idéias se processam por meio de conexões simultâneas no campo neural, Buzan remontou a estrutura de pensamento em uma teia que conecta conceitos a partir de uma tema central, gerando assim o mapa de um processo."                                                                                                                                                                                                        Fonte: http://www.inmetro.rs.gov.br/cicmac/areas_de_pesquisa_mapas_mentais.php


Como puderam ler no fragmento acima, os mapas mentais surgiram através de estudos feitos por um pesquisador, mas você sabe o porquê dele ser tão utilizado e ser de tão grande importância? Pois bem, vamos entender um pouco mais sobre isso.


Pra que serve um Mapa Mental?

Um mapa mental (ou conceitual) não é nada mais do que uma teia de ideias, pensamentos e conceitos que surgem através de um tema central. No caso dos nossos estudos, esse "centro" pode ser a matéria que está sendo estudada.


Ele auxilia muito nos estudos devido a praticidade tanto na hora de fazê-lo quanto na hora de estudá-lo, já quê, com esses mapas, você consegue organizar toda uma matéria (de forma resumida) em apenas uma folha, tornando muito mais fácil revisar conceitos aprendidos.

Como Fazer um Mapa Mental?

A melhor parte de se fazer um mapa mental é que ele não tem um jeito certo de ser feito, ele é seu, e deve ser feito do seu jeito, com base em como você acha que entenderá melhor a matéria. No meu caso, eu gosto muito de utilizar lápis de cor, canetas coloridas, marca-textos e muitos post-its! Simplesmente amo deixar tudo muito colorido!

Foto Autoral
Porém, caso você não saiba realmente como começar e gostaria de ver um tutorial, eu trouxe um vídeo maravilhoso da youtuber Nah Rezende, que ensina passo a passo para você já começar arrasando com essa técnica de estudo!



E aí? Curtiu o post? Espero realmente que tenha te ajudado, eu sei bem como essa fase da vida é desesperadora (eu também estou passando por ela!).

Por hoje é só, meus amores! Beijinhos, Ana ❣





Você também pode gostar:

0 Comentários

Siga me no Instagram!