Notícias

Resenhas

Parceiros

Entrevista | Escritora Aldirene Máximo

by - janeiro 17, 2018

Já faz algum tempo que eu não trago uma entrevista aqui, por isso, hoje vocês irão conhecer um pouco mais sobre a escritora Aldirene Máximo, que logo terá resenha de seus livros aqui no blog!



Com quantos anos começou a escrever seu primeiro livro? E como foi o processo da escrita?

Aos 12 anos após ganhar um concurso literário na biblioteca da escola. Descobri a partir daquele momento que esta era a minha missão. Procurei me aperfeiçoar. Li muito. Escrevi muito. Estudei Letras. Trabalhei em livraria. Conheci autores. Fiz curso de narração de histórias. Sempre que encontro algum curso relacionado a este assunto, tento partiipar. Respiro Literatura. 

Qual o gênero que você mais gosta de escrever?

Desde os 12 anos escrevo poesias. Mas, também escrevo crônicas e tenho alguns textos infantis. 

Qual o seu livro e autor favorito? Se inspira neles na escrita dos seus livros?

Desde os 8 anos sou muito fã da Cecília Meireles. Sim, tenho alguns textos que lembram muito o jeito doce e delicado dela. Mas, também sou muito fã da Clarice Lispector por ser uma autora muito voltada à alma humana. Escrever sobre os sentimentos mais profundos é um grande desafio! Uma autora que também admiro é a Paula Pimenta, cuja escrita bem leve e envolvente conquista os corações dos adolescentes. Sem esquecer do talentosíssimo Pedro Bandeira, que agrada crianças, adolescentes e adultos. Tenho um pouco de dificuldade em dizer qual o meu livro preferido pois cada leitura apaixonante fez parte de uma fase especial da minha vida. Mas, acredito que o livro: “O chamado do meu povo” da autora Odette de Barros Mott foi o que mais me emocionou durante a minha adolescência. É uma pena ele não ter sido reeditado. Caso um dia tenha a oportunidade, leia! É uma linguagem simples, mas o conteúdo é daqueles profundos e que aquecem a alma!

Já alguma vez cruzou o caminho com alguém que leu um livro seu?

Sim. Já ganhei abraços no meio da rua de pessoas que eu não conhecia e que elogiaram o meu trabalho.  Já vi pessoas chorarem ao lerem ou me ouvirem recitar algum texto. Algumas pessoas me agradeceram por conseguir traduzir o sentimento delas. E me pediram para continuar... Isso é gratificante e não tem preço!

Quanto tempo demora a escrever um livro?

Posso dizer que fui abençoada por Deus! Quando a inspiração vem (na maioria das vezes, nas madrugadas), eu consigo escrever com facilidade. A última experiência que me marcou foi um fato em que conversas entre colegas da época de escola me fizeram relembrar algumas histórias e eu escrevi 60 páginas em apenas 2 dias. Quando vi, já tinha um livro de crônicas escrito e que pretendo revisar e publicar assim que possível. 

Como surgem as ideias para escrever um livro?

Minha paixão é a poesia. Eu me inspiro nas coisas mais simples da vida: Deus, natureza, família, amigos e algumas cenas fofas que presencio no dia a dia, relacionadas ao amor ou à amizade. Se eu estiver andando na rua, por exemplo e encontrar um casal de namorados, sorrindo e andando de mãos dadas, se a cena me comover, já me inspira a escrever um poema. Uma certa vez, eu estava no parque do Ibirapuera, aqui em São Paulo  e em duas situações diferentes vi dois bem-te-vis bem pertinho de mim. Aquilo me emocionou de tal maneira que precisei escrever. Muitos dos meus textos falam sobre pássaros e flores.

Se estivesse agora a começar a sua carreira como escritora, mudaria alguma coisa?

Acredito que não. Pois iniciei meus escritos aos 12 anos e fui me aperfeiçoando no decorrer da vida. Sou formada em Letras. Só tive coragem de publicar meus textos depois que me senti segura. Sou perfeccionista. Leio muito e escrevo muito (rsrs).

Compare a situação do Brasil na literatura relativamente aos outros países. Acha que teria mais ou menos sucesso se publicassem as mesmas obras em outro país?

Infelizmente brasileiro não lê muito. Acredito que por falta de incentivo. Nos outros países, é mais comum as pessoas investirem melhor em cultura. Mas, não acredito que isso seja um motivo para que autores iniciantes desistam dos seus sonhos de terem seus manuscritos lidos. Poesia não é o gênero literário preferido das pessoas. Conheço muita gente que ama ler, mas, que não se identifica. Acredito que o Sol brilha pra todos. Se eu faria mais sucesso em outro país, eu não sei. Nunca pensei nisso. (rsrs). Embora tenha vontade de ver meus poemas viajarem o mundo. 

Tem projetos futuros? 

Tenho 2 livros de poesias publicados: “Eu acredito no Amor!” e “Metáforas”. Tenho 1 livro de poesias infantis que já está pronto e que pretendo ilustrar. Tenho 1 de poesias prontos que pretendo publicar ainda este ano. Tenho 1 de crônicas pronto que talvez publique este ano. Estou escrevendo mais um de poesias. 

E para finalizar, o que você aconselha para quem está começando?

Leia bastante. Escreva bastante. Pesquise. Acredite em seu talento. Não desista de seus sonhos!

Fonte da imagem: Arquivo pessoal da autora


Para conhecer mais sobre o trabalho da autora, acesse sua página do facebook:
 ↠Clique aqui

Você também pode gostar:

0 Comentários

Siga me no Instagram!