Notícias

Resenhas

Parceiros

Pense Antes de Escolher um Curso

by - dezembro 10, 2017

Estamos no final do ano, logo mais, um novo semestre irá começar. Muitos estarão ingressando em uma faculdade ou até mesmo, um curso técnico. Devido a isso, resolvi contar um pouco do que aconteceu comigo, para que vocês não cometam o mesmo erro.

Fonte da imagem: Pinterest
Em dezembro de 2016 (ano passado) eu me inscrevi para o vestibulinho de uma escola técnica aqui da minha cidade. O curso escolhido: química. Claro, o preconceito com esse curso é um fato, mas eu sempre gostei da matéria na escola, então, por que não?

Eu simplesmente me inscrevi. Sem pesquisar sobre o curso, sobre as matérias. Me inscrevi sem base nenhuma além da que tive no Ensino Médio. Fiz a prova e passei entre os 40 primeiros colocados. Consegui minha vaga.

No ano seguinte (este ano, 2017) comecei a estudar. Desde o primeiro dia de aula, foi uma surpresa para mim. Eu não fazia ideia do que o professor passava na lousa, nunca havia visto aquilo antes. Então, comecei a me esforçar, tentando entender, estudando, e com o tempo, fui aprendendo da melhor maneira possível.

Assim foi indo, terminei o 1º semestre, e agora, terminei o 2º. Ano que vem, termino o 3º, e assim, eu me formo. Não vejo a hora.

Imagem relacionada
Imagem meramente ilustrativa | Série: Pretty Little Liars | Fonte: Tumblr

Eu estou cansada, cansada de não entender, cansada de ter que dar meu sangue e o meu suor por algo que nem ao menos me dá prazer. Eu não faço o que eu amo.

A base da escola era outra. Algo tão fraco, que me fez acreditar que seria fácil, mas não, não é. Agora eu sei. Também descobri nesse meio tempo, a minha verdadeira vocação: não humanas, exatas e muito menos, biológicas. Minha vocação é a área da comunicação.

Descobri isso, pois aqui estou eu, fazendo o que eu amo. Escrever para outras pessoas, me comunicar com elas. Agora eu sei o que realmente quero e o que realmente me dá prazer.

Comecei a pesquisar sobre diversos cursos. E agora, decidi fazer jornalismo. Ano que vem estarei no 3º ano do Ensino Médio, então ainda há muito chão pela frente, talvez eu mude de ideia.

Mas de uma coisa eu tenho certeza: nunca mais posso fazer uma escolha sem antes pesquisar bastante sobre ela. E é essa a mensagem que quero passar com esse texto.

Pensem muito bem antes de escolherem um curso.


Você também pode gostar:

2 Comentários

  1. Quando terminei o ensino médio, em 2012, tive um colapso nervoso e uma crise de identidade. O que fazer dali em diante??? Havia prestado o ENEM e consegui uma boa média, mas não fazia ideia de que curso escolher. Concorri a estatística (?), matemática (?) e geografia (???), conseguindo vaga em todos, mas não cheguei a me matricular. Tirei um ano sabático, 2013 foi todinho para não fazer nada e fazer escolhas. Prestei o ENEM novamente, ingressei em letras me baseando no gosto pela leitura e pela escrita. Errado que eu estava. Um ano e meio de curso, pulei fora. ENEM mais uma vez e, finalmente, ingressei em pedagogia que é realmente o que amo, o que quero, o que sei fazer. Estou terminando o segundo ano do curso e ainda há mais dois anos pela frente, mas sigo ciente de que tomei ótimas decisões.

    Tá todo mundo perdido, Ana. Tomar decisões não é fácil, decidir seu futuro profissional é um desafio e tanto. Mas tenha em mente: nunca é tarde para (re)começar. Não temos que prosseguir naquilo que não gostamos, não precisamos provar nada a ninguém. A vida é só uma e por isso temos de viver da melhor forma que pudermos.

    Boa sorte em tudo, sucesso sempre!
    Abraços,
    David

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem preciso dizer o quanto amei seu comentário, né? Obrigada pelo apoio de sempre, você é um amigo incrível <3

      Excluir

Siga me no Instagram!