Notícias

Resenhas

Parceiros

Arte como objeto de mercado: uma entrevista com o designer Marcus Pallas

by - novembro 18, 2017

Quem nunca julgou um livro pela capa que atire a primeira pedra. As capas dos livros são tão importantes quanto a história em si. Devido a esse fato, é necessária muita atenção na hora de escolher um designer. 

Como eu estou no meio literário já faz algum tempo, além de escritores e blogueiros literários que acabei conhecendo, eu tive a oportunidade de conhecer muitos capistas e designers. Um deles, é o incrivelmente talentoso Marcus Pallas, que tive a honra de poder entrevistar.

Fonte: Arquivo pessoal


Primeiramente, é uma honra estar te entrevistando! Poderia contar um pouco sobre o seu trabalho?

Eu que agradeço pelo convite! Estou muito feliz e grato por essa oportunidade de falar um pouco sobre o meu trabalho. Bem, meu nome é Marcus Pallas e trabalho como designer editorial, desenvolvendo projetos de capa e diagramação para editoras e autores independentes. 

Quando descobriu qual era sua vocação? 

Desde bem pequeno tive um tino artístico muito forte e sempre me saía muito bem em tarefas que envolvessem arte. Meu gosto pela área artística só aumentou com o passar dos anos e comecei a desenvolver mais habilidades além do desenho, como artesanato, pintura e, mais tarde, para a área gráfica também. Por saber e gostar de fazer muitas coisas diferentes, me senti confuso na hora de escolher uma profissão a seguir, mas um tempo depois de terminar o Ensino Médio surgiu a oportunidade do que viria ser minha primeira capa de livro e me apaixonei por aquilo! Saí em busca de mais informações sobre aquela profissão (se é que era uma, eu pensava na época) e então uma luz se acendeu, tornando o que parecia apenas um mero acaso na direção que senti que deveria seguir. Foi assim que mergulhei no trabalho do design de livros, passando a criar muitos modelos de capas fictícias inicialmente até que tivesse projetos reais para trabalhar. Com o tempo as oportunidades foram surgindo e depois disso não paro de receber a cada dia mais projetos incríveis.

Como é trabalhar no meio editorial?

Trabalhar no meio editorial como capista é um desafio, mas também muito recompensador. De maneira nenhuma significa que seja difícil ou destinado a um grupo seleto de mentes geniais. A demanda de livros, as tendências do mercado e novidades no design são muito grandes e você precisa estar atendo às necessidades de cada público e gênero de livro a todo momento para incorporar isso ao seu trabalho. Ir à livraria se torna uma atividade essencial. Encontrar um livro com sua capa lá é um sonho (ou pesadelo, depende kkkkk). É um mercado ágil, com novidades surgindo a todo momento, e o profissional precisa estar atento e acompanhar esse ritmo, reinventando e criando sobre o muito que já existe em outros livros publicados. Existe concorrência, como em toda profissão, mas vejo que ao mesmo tempo existe uma grande abertura para novos profissionais (como eu), o que era extremamente menor há 5 anos atrás, por exemplo. O capista hoje, com bons projetos em seu portfólio e a força das redes sociais, consegue se inserir nesse mercado de uma forma bem mais fácil que antes, e aos poucos conquistar seu público. Ele precisa estar disposto, além de estudar e melhorar seu trabalho a cada projeto, a trabalhar com prazos malucos e receber críticas (afinal, só se melhora criando mais e mais).

De todos os trabalhos que já fez, quais são os seus favoritos?

Eu amo TODOS os projetos que tive a oportunidade de criar, de verdade! Cada um deles é especial da sua maneira. Entretanto, Nunca vi a chuva, O dilema do tempo no amor sem futuro, O segredo dos Becker e Sangue de Princesa são algumas das capas que me orgulho muito mesmo do resultado. Cada uma delas possui sua particularidade, seja pelo conceito visual que desenvolvi, as sensações que busquei transmitir aos leitores ou pela ilustração criada. Essas capas tiveram, e continuam tendo, um retorno incrível dos leitores! Isso me deixa realizado, pois é o sinal de que realmente funcionaram, cumprindo o papel de cativar e atrair o público a que se destinam.

*Clique na imagem para vê-la em maior definição
Quanto tempo demora aproximadamente para você produzir uma capa para um livro?

Cada projeto possui seu próprio tempo. Uma capa pode demorar um ou mais dias para ficar pronta. Já outras podem demorar meses. Uma série de fatores influenciam, desde o prazo que tenho, a proposta, o diferencial que pode ser aplicado, ou até a complexidade do conceito que será desenvolvido. Quanto mais tempo eu tiver para trabalhar o projeto, mais aquele conceito de capa pode descansar para ser lapidado e melhorado.

Já teve que lidar com algum cliente mal-educado? Se sim, como lidou com a situação?

Eu nunca tive nenhum cliente mal-educado (ainda kkkkk). Talvez seja sorte. Eu prefiro crer que estou rodeado na maior parte de pessoas bem-educadas do que o contrário. Mas, caso um dia aconteça, tentaria resolver tudo da melhor maneira possível, como faço em todas as situações.

Quais os trabalhos mais difíceis e/ou demorados que você já fez?

Eu tive diversos projetos que deram bastante trabalho. A capa de O Segredo dos Becker é uma das que exigiram bastante de mim. Apesar da autora ter recebido uma única prova de capa para avaliação, eu pesquisei e passei meses pensando sobre a história para criar uma capa diferente do que eu já tinha visto no mercado. Criei várias capas, mas eram mais do mesmo e eu não estava nada satisfeito e muito frustrado. Eu precisava criar algo a altura, pois tive ajuda de uma amiga que já havia lido o livro e soube de detalhes tão incríveis sobre a trama que eu precisava, de alguma forma, expressar aquilo na capa! Faltando apenas dois dias para entregar, eu não tinha nada pronto, quando a capa surgiu em minha mente (vou deixar o esboço que fiz na época para vocês verem como imaginei). Mas o trabalho não acabou aqui. O desafio ainda era o de encontrar as imagens exatamente como precisava, além de pesquisar um bom tempo e compreender como o sangue se comportava sobre a neve para aí sim ilustrá-lo na capa de forma convincente. No final ainda faltava testar tudo isso para ver se a composição funcionava, pois muitas vezes o que imaginamos não fica tão genial assim na prática. Mas deu tudo certo! Depois de finalizada a capa ficou linda e muito melhor do que eu tinha imaginado inicialmente. Com certeza é uma das minhas criações mais queridas e elogiadas até hoje.

Esboço da capa x Capa finalizada

E por último, poderia deixar um recado para as pessoas que querem trabalhar nesse meio?

Gostaria de dizer para todos os que possuem interesse em trabalhar com o design editorial, que apostem em si e perseverem! Não tenham medo que existam profissionais mais experientes, que você não crie inicialmente composições tão complexas, cheias de contrastes e conceito, ou que não faça a mínima ideia por onde começar. Foque-se em só produzir o melhor que puder, pois a melhora virá com o tempo e as experiências. Busque informações, estude e treine muito. A melhor forma de começar é observar vários livros: sua estrutura visual, como as coisas funcionam ali. Comigo foi e continua sendo assim todos os dias, pois cada passo deve ser dado em direção ao aprimoramento do trabalho, que não acaba nunca. Lembre-se que você é único, tem uma visão de mundo própria e suas características serão imprimidas no que fizer, tornando seu trabalho único também. Há espaço para todos e quanto mais mentes criativas trabalhando, melhor! Os livros precisam tocar as pessoas e ter pessoas que os revistam com seu talento e sensibilidade é maravilhoso. Então, futuro capista, siga em frente. Espero muito em breve ver uma capa sua por aí! 😊


Algumas capas feitas por ele:


E aí? Gostou do trabalho dele? Foi uma grande honra realizar esta entrevista, que venham mais dessas verdadeiras obras de artes do Marcus! 

Para conferir seu portfólio é só clicar aqui.

↣♖↢


Você também pode gostar:

3 Comentários

  1. Nossa, eu sabia que minha capa deu trabalho, mas nem tanto! :O Eu sou completamente apaixonada por ela e recomendo o Marcus sem pestanejar, pois, além de muuuito talentoso, ele é uma pessoa maravilhosa, um profissional espetacular! Considero um dos melhores capistas do Brasil!! <3

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhhhhhhhhhhh!!!!! A amiga em questão era eu né? Marquinhos arrasador <3

    ResponderExcluir

Siga me no Instagram!