Notícias

Resenhas

Parceiros

Resenha | Enquanto Bela Dormia [Elizabeth Blackwell]

by - outubro 24, 2017

Hoje irei falar de um livro incrivelmente maravilhoso, que ainda por cima, é uma releitura! Venha saber tudo o que eu achei sobre Enquanto Bela Dormia, da autora Elizabeth Blackwell e publicado pela Editora Arqueiro.
Foto Autoral
Livro: Enquanto Bela Dormia
Autora: Elizabeth Blackwell
Editora: Arqueiro
Páginas: 368

Sinopse: Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história. Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens – um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja – tornam-se atemporais.Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original.Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor – a magia mais poderosa do mundo –, qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.

Comprar em: Saraiva | Americanas | Submarino

Quando eu comecei a leitura, eu esperava tudo, menos o que eu encontrei. O livro conta a história da Bela Adormecida de uma forma totalmente diferente da que estamos acostumados. Você ama contos de fadas? Histórias perfeitas de princesas? Então esqueça, pois esse livro é incrivelmente real.

A protagonista dessa história não é a princesa, mas sim, uma criada do castelo chamada Elise. Conhecemos tudo pelos olhos dela, desde seu nascimento em uma simples fazenda, até seu crescimento dentro das paredes do castelo. Não quero falar muito sobre a trama em si, pois ela é uma história que deve ser desfrutada como uma doce (ou não tão doce) surpresa.

“ A verdade está longe de ser história de criança.”

Fonte da imagem: Site da editora Arqueiro

De forma impressionante, a autora transformou uma história de magia em uma ficção histórica inimaginável. Os personagens são tão bem construídos,tão profundos, que é impossível não amar (ou odiar) eles.

Um fato incrível, que eu amo muito, é a possibilidade que o leitor tem de acompanhar o crescimento e a evolução da protagonista. Através de seus olhos, conhecemos seus sonhos, amores e perdas da adolescência, até o seu lado adulto, que com os tempos começa a surgir. Também conhecemos a evolução da princesa, que se transforma com o passar dos anos, desde um bebê, até uma adulta.

"Não sou o tipo de pessoa sobre quem se contam histórias. Os que têm origem humilde sofrem suas mágoas e comemoram seus triunfos sem serem notados pelos bardos e não deixam vestígios nas fábulas de sua época."

É um livro forte, pelo menos ao meu ver. É uma história tão realista, expressa com tantos detalhes, que a todo momento eu me via pega em lágrimas, sejam elas de felicidade, ou de dor. O final é surpreendente. Assim como a história inteira. A cada nova frase, eu sentia meu coração apertar, pois eu realmente não estava esperando.


A autora brinca com os sentimentos do leitor de forma descarada. Com momentos de altos e baixos, picos de felicidade e de tristeza, meus sentimentos entravam em colapso o tempo todo.

“É uma verdadeira benção sermos poupados do conhecimento prévio de nosso futuro e nosso fim.”

É um livro incrível, mas não é para qualquer um. Sua história é forte, e se você estiver procurando algo fofo e mágico, não encontrará isso aqui. Apesar do livro ter sim seus pontos belos, eles acabam ficando em segundo plano as vezes, devido a impetuosa sombra da dor e sofrimento.

Ainda sim, é uma obra que eu realmente amei. E que super recomendo!


Você também pode gostar:

10 Comentários

  1. Gostei desses elementos de suspense numa releitura de uma história que já conhecemos! Ou pensamos conhecer, né? hahaha Amei a resenha

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Eu gostei do livro, parece uma bela releitura e com todos os aspectos mágicos de contos de fada :D

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Adoro livros com histórias fortes, como essa!
    Resenha incrível!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Como sempre suas resenhas são ótimas e eu adorei saber mais sobre o livro. Não sei se lerei, mas que me chamou a atenção é um fato.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?!

    Cara eu amo releituras de contos de fadas, hoje no instagram eu vi uma releitura de a Bela e a Fera e agora vejo essa da bela adormecida, adorei demais!! Ficou linda sua resenha, já quero ler!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Eu (Yvens) confesso que não lembrava desse livro no catálogo da Arqueiro, mas também a editora tem um catálogo gigantesco. Achei super legal ser uma releitura, sem contar que a capa ficou linda. Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, fiquei curiosa pra ler, mas vai ficar mais pra frente, por que você disse que não é uma leitura fácil e eu tô buscando coisas mais leves no momento.
    Eu gosto quando a leitura" brinca com a gente"rs, confundi...deixa você pensando que e uma coisa e de repente é outra.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  8. Releitura de um conto de fadas mesclada por uma ficção histórica. Tem como não ser um livro perfeito?
    Adorei a tua resenha, com informações dosadas que agucam a curiosidade mas evitam spoilers.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Amei sua resenha, e o livro me chamou bastante a atenção mesmo ainda não tendo conhecimento de sua existência.

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Minha nossa senhora, eu quero muito ler. Eu nunca tinha visto esse livro, mas eu amo releituras. Vai pra lista com certeza.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir

Siga me no Instagram!