Notícias

Resenhas

Parceiros

Resenha | A Lista Negra [Jennifer Brown]

by - junho 10, 2017

Nunca julgue um livro pela capa, todos falam essa frase. Mas sempre fazemos isso, foi o que eu acabei fazendo com A Lista Negra, devido a sua capa maravilhosa. E felizmente, acertei no meu julgamento.


.......................
Ficha Técnica:
Livro: A Lista Negra
Autora: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Páginas: 274
Sinopse: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio.
Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.

.......................

A Lista Negra conta a história de Valerie, uma menina apaixonada por arte e pelo seu namorado, Nick. Porém, sua vida muda completamente quando um massacre escolar acontece, feito pelo seu namorado. Assustada, Val tenta impedi-lo, e ele acaba atingindo sua perna ao invés de acertar Jessica, a garota que Nick estava apontando a arma.

Quando comecei a ler esse livro, fiquei vidrada desde a primeira página. A história é contada de 3 modos, através da narradora, Valerie, através de recortes de jornal, e através de flashbacks da protagonista. E apesar disso, a leitura não fica confusa, pelo contrário, ela nos permite aprofundar ainda mais em tudo que está acontecendo com os personagens.

Val é forte. Não há melhor jeito para descrevê-la. Minhas partes favoritas da história com toda a certeza são seus diálogos com o psicólogo, que se mostrou firme e que sempre a ajudou de todas as formas possíveis, além de ser um personagem incrivelmente cômico.

Uma coisa adorável, por assim dizer, é que esse livro lembra muito 13 Reasons Why, por demonstrar uma realidade escolar pós trauma, onde a mídia tenta mostrar que todos estão bem, quando na realidade, o bullying é presente em cada canto do prédio.

É possível ver uma grande mudança em vários personagens do livro. E principalmente, em Valerie. A garota tem que enfrentar insultos, além de desentendimentos familiares, sem falar em todos os monstros do passado que insistem em atormentá-la, entre eles, Nick, que ela não consegue tirar da cabeça, apesar de tudo.

Resultado de imagem para hannah baker  tumblr
Imagem meramente ilustrativa | Série: 13 reasons why | Fonte: Tumblr

A Lista Negra trata de assuntos sérios, como bullying, preconceito, suicídio e traição. E apesar de tudo isso, possui uma narrativa leve e contagiante. Em nenhum momento o leitor se sente mal durante a leitura por ser um livro forte. A autora soube trabalhar isso muito bem, mostrando uma realidade na vida de muitos, mas sem deixar isso pesado.

Este é um livro de superação e amadurecimento. Valerie teve sua vida totalmente perdida, mas que ela foi recuperando aos poucos com a ajuda de algumas pessoas ao seu redor, e principalmente, com a ajuda de si mesma.

Eu adorei ter a oportunidade de ler esse livro, ele tem uma grande lição a ser mostrada. Como em 13 Reasons Why, a história retrata as consequências das ações ruins e do maltrato feito por adolescentes dentro da escola. Todos deveriam ler esse livro.

Minha Nota: ★★★★★

Você também pode gostar:

0 Comentários

Siga me no Instagram!