Notícias

Resenhas

Parceiros

Resenha | Os Fantasmas de Ophelia [Liv Salgado]

by - janeiro 28, 2023

Hoje venho até aqui para falar um pouco sobre o conto Os Fantasmas de Ophelia, uma grata surpresa que li essa semana, escrito pela Liv Salgado.

Foto Autoral




Livro Os Fantasmas de Ophelia
Autora: Liv Salgado
Páginas: 55
Sinopse: Depois de finalizar seu primeiro livro, a jovem escritora Ophelia se encontra em um momento crítico da sua carreira artística. Desacreditada do potencial de sua história e convencida de que todas as críticas negativas que recebeu ao longo da vida são verdadeiras, ela só quer desistir da escrita e abandonar para sempre o livro que escreveu. Mas nem todos concordam com essa decisão. Na calada da noite, quatro personagens batem à sua porta, ansiosos para encontrarem a Ophelia brilhante e criativa que deu vida a eles. Frick, Strizax, Cidius e Elisot têm suas próprias opiniões sobre todos os eventos que os levaram até ali, assim como sentimentos diversos em relação à sua criadora, mas compartilham um único desejo: serem retirados do limbo onde estão fadados a viver até que Ophelia decida publicar a história.
Compre em: Amazon
Os Fantasmas de Ophelia conta a história de, bem, Ophelia, uma escritora de fantasia que acabou de finalizar a escrita do seu primeiro livro. Porém, após terminar o seu trabalho, diversas inseguranças e medos a assolam, e a protagonista decide que não vai publicar seu livro e nem escrever mais, já que acredita não ser boa o suficiente para isso.

O que a jovem escritora não esperava, no entanto, era receber na calada da noite a visita de quatro pessoas especiais: os queridos personagens que ela criou. Que estão um tanto embasbacados com a decisão da criadora, e vão fazer de tudo para mostrar a ela que sua paixão pela arte deve sim ser compartilhada com o mundo.

“É só o primeiro de muitos sopros de vida que a arte me dá como um grato presente por apreciá-la nestes tempos sombrios, e que continuará dando. É só um resultado natural de todo o meu trabalho nos últimos meses.”


Essa história foi uma grata surpresa pra mim. Além de ser escritora e artista, me identifico muito com todas as inseguranças passadas por Ophelia, então, assim que comecei a ler essa história, a conexão foi instantânea. Me apaixonei perdidamente por essa escritora e pelos seus personagens, e poderia ler 300 páginas sobre eles que não me cansaria.

E é importante dizer isso, pois estou até agora impactada com o trabalho formidável que a Liv Salgado fez. Apesar de ser um conto de pouco mais de 55 páginas, eu sinto que li um livro enorme, de tanta riqueza nos detalhes e na narrativa escrita.

“Se quer morrer pelo que ama, se quer doar tudo de si a essa arte, à sua criatividade, aos mundos que você criou, que seja da forma certa. Que seja uma morte grata e voluntária, como a de Frick. Que seja morrer uma parte de você para dar vida à sua Criação. Nunca, nunca, morrer no desgosto e levá-la consigo.”


Estou completamente apaixonada pela escrita da autora, e com toda a certeza quero ler outros trabalhos dela. Os Fantasmas de Ophelia já se tornou uma das minhas leituras favoritas de 2023, e recomendo para todos os artistas, principalmente aqueles que doam fragmentos da alma para a arte.

“Existe algo meu em cada ser, em cada lugar, em cada palavra dessa história. São fragmentos que retirei da minha própria essência e cultivei até tomarem vida própria. São eu. Desistir de tudo isso... de criar... Seria como desistir de mim mesma”



Você também pode gostar:

0 Comentários

Siga me no Instagram!