Entrevista | Escritora Lorena Matos [O lar dos infelizes]
Oi pessoal! Hoje venho aqui para trazer uma entrevista muito legal que fiz com a Lorena Matos, autora do livro "O lar dos infelizes". Vamos conhecê-la?
Imagem cedida pela autora para divulgação |
Com quantos anos começou a escrever seu primeiro livro? E como foi o processo da escrita?
Com 12 anos, justamente quando eu estava fazendo acompanhamento psicológico e passando por momentos complicados, em que eu estava triste e com crises de ansiedade. O meu psicólogo me falou que eu deveria encontrar algum hobbie, alguma coisa que eu gostasse muito para fazer no meu tempo livre, foi então que decidi criar coragem e comecei a postar meu primeiro livro no Wattpad, eu já tinha essa vontade antes, mas morria de vergonha. Foi um processo incrÃvel, eu gosto de falar que a escrita foi a minha "cura", porque ela me trouxe ânimo e felicidade com os elogios que eu recebia. Hoje a escrita se tornou muito mais do que um hobbie, as vezes até eu me surpreendo que tenho um livro publicado, e com certeza a Lorena de 12 anos não imaginaria que iria conseguir realizar esse sonho.
Qual o gênero que você mais gosta de escrever?
Com certeza drama. Eu também escrevo muito romance e o meu livro "O lar dos infelizes" envolve bastante fantasia, mas acho que minha veia dramática que me faz amar atuar, acabou influenciando na escrita. Eu simplesmente amo emocionar os meus leitores, e adoro quando recebo feedbacks falando que choraram em alguma cena que escrevi.
Pode me contar um pouco sobre a história do seu livro? O que os leitores podem esperar?
Uma história emocionante com fantasia e também com romance. Além disso, O lar dos infelizes aborda temas sociais mega importantes de se discutir, trazendo muitas reflexões. Alguns leitores também me falaram que se surpreenderam em vários momentos, com as revelações e reviravoltas da trama, então não se deixem enganar se no começo parecer um pouco clichê ou previsÃvel, fiz isso de propósito. Por fim, recomendo que preparem um lencinho, o meu ponto forte é emocionar leitores.
De onde vem os personagens? De alguma forma eles se relacionam com alguém que conhece? Ou com você mesma?
Alguns personagens são inspirados em pessoas que marcaram a minha vida, tanto de maneira positiva quanto de maneira negativa. Outros são criados a partir da minha mente mesmo, e creio que o meu lado atriz ajude nisso, tento me imaginar sendo aquele personagem quando estou escrevendo as suas falas e pensamentos.
Qual o seu livro e autor favorito? Se inspira neles na escrita dos seus livros?
Meu livro favorito não é muito conhecido, mas é simplesmente incrÃvel, se chama Até que a morte nos ampare, do escritor Marcos Martinz. É o primeiro livro dele publicado, assim como o meu, mas a história envolve drama, fantasia e humor sarcástico, tudo que eu amo. Minha escritora favorita é a Carina Rissi, eu me acabo de rir com os livros dela e ao mesmo tempo eles conseguem me tocar profundamente, de um jeito que não consigo esquecer da história. Tanto a autora quanto o meu livro favorito me inspiram demais a escrever de um jeito que prenda o leitor na narrativa e que faça a história ser inesquecÃvel para ele.
Tem projetos futuros?
Tenho sim. Já estou escrevendo o roteiro da minha próxima história, e vai ser um spin-off da vilã de O lar dos infelizes com ela 10 anos mais velha. Vai ser uma experiência diferente de tudo que já escrevi, mas eu gosto de desafios, e sinto que minha ideia para o enredo do livro vai surpreender muita gente, principalmente os que leram O lar dos infelizes.
E para finalizar, o que você aconselha para quem está começando?
De fato ser escritor no Brasil é uma jornada árdua, mas isso não diminui a felicidade de ver o seu sonho realizado, o seu trabalho concluÃdo. Por isso não deixe ninguém te desmotivar falando que você não vai ter futuro sendo escritor. Pra que futuro melhor do que fazendo o que você ama? Também aconselho que antes de começar a escrever algo novo, por favor façam um roteiro antes e definam começo, meio e fim! Não é apenas questão de organização, mas sim de garantir que você vai conseguir terminar sua história, já vi inúmeros relatos de pessoas falando que nunca conseguem terminar uma história e que por isso pensam em desistir. E por último, já te adianto que muitos escritores aprendem muito mais do escrever, aprendem a diagramar, aprendem a fazer marketing, aprendem a fazer capa...trabalhoso, mas é tudo pelo nosso sonho, certo? Então vale a pena! E nada melhor do que aprender algo novo.
Livro: O lar dos infelizes
Autora: Lorena Matos
Páginas: 154
Sinopse: Naomi é uma garota de dezessete anos com muitos problemas e muita tristeza no coração. Além das dificuldades em sua vida pessoal, ela é alvo frequente de bullying, sendo vista por seus colegas de classe como a “depressiva esquisita”. A vida de Naomi ficou ainda mais difÃcil depois que Tina, sua melhor amiga, cometeu suicÃdio meses atrás, o que destroçou completamente o seu coração. Em uma fatÃdica noite, Naomi estava prestes a decidir acabar com a sua vida, no entanto, ela acaba sonhando com um local mágico e encantador que traria esperança e conforto para sua vida difÃcil. Nesse lugar sonhado, ela encontra Ethan, um rapaz que é a perfeita definição de “lindo por dentro e por fora”. Ele lhe conta que aquele lugar se chama “O lar dos infelizes”, um local com o intuito de tentar ajudar pessoas infelizes como a Naomi, para que não percam a esperança e o desejo de viver. Infelizmente, ao acordar no dia seguinte, Naomi se sente despedaçada, porque aquilo havia sido apenas um sonho fugaz e distante. Entretanto, ao chegar na escola, ela não conseguiu acreditar que um rapaz idêntico ao de seu sonho, era seu mais novo colega escolar!
Compre em: Loja Uiclap
0 Comentários