Resenha | Desejo e Honra [Tatiane Durães]
Hey pensadores! Hoje estou aqui para conversar sobre o livro "Desejo e Honra", que recebi da maravilhosa autora Tatiane Durães, parceira aqui do blog! Então, sem mais delongas, bora falar sobre essa obra!
Foto Autoral |
Autora: Tatiane Durães
Editora: Independente
Páginas: 304
Sinopse: Amanda precisa fugir. Os guardas da Força Pública estão em seu encalço e ela não quer perder sua adorada liberdade. Para não ser presa, precisará pedir auxílio a Lurdes, uma antiga amiga de sua falecida mãe, e terá que trabalhar na casa do Conde de Castro. Seus planos parecem simples: fingir ser uma dama doce e inocente, ficar escondida tempo suficiente para que o delegado a esqueça e afanar as joias da casa — sua especialidade — para ir para bem longe dali. Mas a jovem ladra não esperava esbarrar com o segredo de Leon e ser desafiada por mistérios além de sua compreensão, que podem mudar todos seus planos.
Em "Desejo e Honra", conhecemos Amanda, uma jovem ladra de joias conhecida por ser a melhor em sua profissão, que vê sua vida mudar completamente quando precisa fugir dos guardas da Força Pública. Para não ser presa e enforcada, ela se vê obrigada a se esconder em uma fazenda afastada da cidade, no qual ela começa a trabalhar como uma criada, escondendo sua verdadeira personalidade e seu passado de todos ali presentes.
“Imaginou o trabalho que teria para invadir e roubar um lugar como aquele. Investiria um tempo demasiadamente longo para um local extremamente afastado, mas certamente o cofre valeria a pena.”
O que era para ser um plano simples (ficar escondida por tempo suficiente até conseguir fugir) acaba por se tornar bastante complicado com o passar do tempo, já que, com seu olhar observador, logo Amanda começa a perceber que os moradores daquela fazenda, em especial Leon, o jovem e belo dono da moradia, possuem um segredo sombrio, o que faz a ladra se aprofundar cada vez mais nos acontecimentos esquisitos daquele lugar em busca de respostas.
Foto Autoral |
Quando eu peguei esse livro em mãos, fiquei esperando encontrar um romance de época fofo, mas o que encontrei, na realidade, foi uma obra cheia de mistérios e sombras, que se passa em um contexto histórico extremamente pesado, no qual vemos um período pós abolição da escravatura, em que o povo ainda está se acostumando com a nova realidade.
“Amanda chegou a conclusão de que tudo tinha a ver com o segredo de Leon e que todos naquela casa sabiam qual era e compartilhavam dele. Então, ela precisava descobrir qual era.”
Amanda é uma mulher de personalidade forte, muito inteligente e com um espírito livre e bem a frente da sua época. Em contrapartida, temos Leon, um homem lindo, que apesar de estar sofrendo muito, começa a ficar curioso pela garota que chega as suas terras, tão diferente das demais.
Mas, Desejo e Honra não se resume apenas a isso. As tramas secundárias também são muito boas. Tatiane Durães trabalha o preconceito e o racismo, além de pincelar sobre diversos outros pontos que prefiro não falar, por medo de dar spoilers.
Foto Autoral |
Se desejam ler esse livro, quero deixar claro que vão encontrar uma história bastante séria, que mescla romance e mistério na medida certa. Gostei muito da Amanda, e também acabei por criar um carinho por diversos personagens (e certo ódio para com alguns outros rs).
“O único homem que teve coragem de se aproximar foi, então, seu parceiro e amante. O mesmo que a traiu naquela manhã.”
A parte gráfica da obra é uma arte por si só. Desde a diagramação, até o capricho com a capa, que foi feita pelo talentoso Marcus Vinícius Pallas, que inclusive já entrevistei aqui no blog, tudo é de belíssima qualidade, fazendo com que a gente queira o tempo todo se aprofundar nos mistérios da Fazenda junto com a Amanda.
Foto Autoral |
Em algumas partes da obra, fiquei extremamente impactada com o que li. Apesar da leitura fluir e ser leve, ela possui algumas cenas que fazem a gente sentir uma mistura de sentimentos, que envolvem aflição, medo e curiosidade pelo que acontecerá em seguida.
Já estou louca para ler novas histórias da autora!
0 Comentários