Notícias

Resenhas

Parceiros

Saiba mais sobre o curso de enfermagem | #MinhaFaculdade

by - agosto 03, 2019

Olá, sou Lohaine Vieira colunista aqui do blog. Este ano, comecei minha graduação como bacharel em Enfermagem no Centro Universitário Max Planck em Indaiatuba. Embora seja um curso bastante conhecido, muitas vezes as pessoas não compreendem o sentido por detrás da profissão.

A enfermagem é uma ciência que visa o cuidado e tratamento do ser humano. Aqui no Brasil, a enfermagem engloba auxiliares de enfermagem, técnicos e enfermeiros, profissionais com formações e funções distintas dentro de uma mesma área.
Fonte da imagem: Unsplash
A HISTÓRIA

Essa área antigamente era algo muito relacionada à maternidade, e era exclusivamente feita por mulheres e aqueles que dedicavam a vida para cuidar das pessoas eram pessoas vistas como pecadores que, em busca de ir para o céu se doavam para ajudar o próximo.

A enfermagem moderna com a suas bases de rigor técnico e científico, começou a se desenvolver no XIX através de Florence Nightingale (12/05/1820 - 13/08/1910), que desistiu de sua vida confortável e um noivado muito promissor, pois acreditava que Deus havia lhe chamado para ser enfermeira. Ficou conhecida como “ a dama da lâmpada”, pois utilizava este instrumento para auxiliar e verificar os feridos de guerra durante a noite, e é por este motivo que a lâmpada é o símbolo da enfermagem.

AS ESPECIALIDADES

No Brasil, além da enfermagem geral, existem as especialidades em enfermagem que segundo o Conselho Federal de Enfermagem são divididas em três áreas aprovadas na Resolução COFEN Nº 581/2018. São realmente muitas especialidades disponíveis, as mais comuns são: 

Enfermagem pediátrica;
Enfermagem em urgência e emergência;
Enfermagem em obstetrícia;
Enfermagem em saúde da mulher;
Enfermagem do idoso;
Enfermagem em instrumentação cirúrgica;
Enfermagem geral.

Fonte da imagem: Unsplash

O SENTIMENTO

A área da saúde sempre foi minha paixão, desde os quatro anos eu dizia que queria cuidar das pessoas, então todos achavam que eu iria para área médica, e quando cresci fiquei dividida entre as duas áreas e fiquei naquela dúvida de qual área deveria ir.

Minha escola incentivava bastante a aplicação de testes vocacionais para orientar os alunos e bom, deu certo. Claro que no começo fiquei um pouco receosa e não tinha certeza do que estava fazendo, até que teve a primeira semana de aula e tive a certeza.

É como a arte, o artista busca expressar seus sentimentos através da arte e com a enfermagem não é muito diferente, através do toque o enfermeiro pode transmitir suas emoções para o paciente. Gosto bastante de ressaltar todas as vezes que falo dessa área que o enfermeiro é a ponte entre o cuidado e a cura, pois pode haver um cuidado sem cura mas não há cura sem o cuidado.

O sentimento chave dessa área é a EMPATIA, o ato de se colocar no lugar do outro e dividir essas dores.

ENFERMAGEM E MEDICINA SÃO A MESMA COISA?

Pode parecer óbvia a resposta mas tem bastante gente que acha que é a mesma coisa, mas não é. Embora sejam paralelas uma à outra e se encontrem no meio do caminho, são duas áreas distintas. A medicina irá identificar o problema e irá dar as soluções, a enfermagem, mesmo que em alguns casos podem fazer análises e dar a solução, é muito mais focada ao cuidado e tratamento do paciente.

QUERO FAZER ENFERMAGEM E DEPOIS INGRESSAR EM MEDICINA, É UMA BOA?

Olha, como disse são duas áreas paralelas muito próximas e um pouco distintas uma da outra. Se é seu objetivo, então dê o seu melhor e seja feliz. (p.s. você pode matar algumas matéria depois 😉💖).

Fonte da imagem: Unsplash
Bom, espero que essa explicação tenha ajudado um pouco. Obrigada por lerem até aqui. 
Beijinhos da Lola.

Você também pode gostar:

2 Comentários

  1. Que matéria maravilhosa! Eu amei! Passei anos da minha vida tentando encontrar uma profissão que me sentisse bem, que me fizesse feliz e agora, acredito que finalmente a encontrei. Ainda não estou cursando (nem sei se vou conseguir entrar na faculdade), mas quero tentar a enfermagem também <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que essa matéria tenha te dado uma luz. Quanto a faculdade, não se preocupe, dê seu melhor... você vai conseguir sim.
      Beijinhos, Lola.

      Excluir

Siga me no Instagram!