Notícias

Resenhas

Parceiros

Saiba mais sobre o curso de Relações Públicas | #MinhaFaculdade

by - maio 21, 2019

Oi! Como alguns de vocês sabem, esse ano eu comecei a me graduar como bacharel em Relações Públicas. Apesar disso, antes de eu ter optado por esse curso, eu não sabia muita coisa sobre ele, vou ser sincera, não sabia nem da sua existência! 

RP não é lá um curso muito conhecido, apesar de ter uma enorme importância, principalmente nos dias atuais, na nossa famosa Era Digital. Por esse motivo, acho super válido falar um pouco sobre o que estou achando do meu curso, para assim, ajudar um pouco você, que está interessado nessa área, ou mesmo, ainda está em dúvida sobre qual carreira escolher.
Fonte da imagem: Unsplash
Para me orientar, peguei 12 perguntas da Tag "Minha Faculdade, assim, fica mais fácil para mim colocar todas as informações importantes sobre o meu curso. Lembrando que, qualquer dúvida que vocês tiverem, é só perguntar nos comentários abaixo dessa postagem!

Então, sem mais delongas, vamos lá!
1- Qual seu curso de graduação?

Meu curso é Bacharelado em Relações Públicas.

2- Quantos períodos ele tem? E em qual você está?

Ele tem 8 períodos (4 anos) e atualmente estou no 1º período.

3- Porque você escolheu esse curso?

Quando comecei a pesquisar a área da comunicação, que é a que eu mais me identifico, comecei a ler cada grade curricular dos cursos, e acabei por gostar mais de Relações Públicas, pois ela é muito ampla, trazendo matérias que se conectam com jornalismo, publicidade e propaganda, marketing, entre outras. É um curso realmente maravilhoso, principalmente para quem está em dúvida sobre sua carreira, já que RP te dá uma orientação incrível para você descobrir o que realmente gosta e se identifica.

4- Antes de escolher esse curso você pesquisou sobre o mercado de trabalho e o piso salarial?

Eu pesquisei algumas coisas a respeito, e posso dizer que, Relações Públicas é uma área que te permite ser bem sucedido, porém, é aquela coisa, temos que batalhar, ser humilde e saber começar de baixo.

5- Como foi seu primeiro dia de aula? Tem dicas para os calouros?

Foi ótimo. Na PUC-Campinas, eles sempre fazem uma recepção para os calouros. No meu primeiro dia, houve apresentações de música, palestras, além de outras atividades para que todos se sentissem bem-vindos lá.

6- Sobre seu TCC, já começou a fazer? Qual tema pretende abordar?

Ainda é muito cedo para mim começar a abordar o TCC. Porém, no meu curso, todos fazemos um "projeto experimental" como trabalho de conclusão de curso, onde cada grupo trabalha com um cliente real, utilizando tudo que aprendemos durante a graduação para criar um projeto para ser implementado nessa empresa. (Isso, na PUC-Campinas, claro. Não sei dizer como funciona nas outras universidades).

7- Você se considera uma boa aluna (o)?

Até agora tirei notas boas em todos os trabalhos que realizei, e me dei bastante bem com meus professores. Então sim, me considero uma boa aluna.

8- Você está 100% satisfeita com o curso que escolheu?

Siim! É um curso bem amplo, e estou gostando muito das aulas. É difícil, como qualquer outra faculdade, mas está valendo super a pena!

9- O seu curso tem algum material especifico que não tem em outros cursos? (ex: estetoscópio e calculadora cientifica.)

Acho que não. Meu curso é de Comunicação, então o máximo de material diferenciado que usamos é o computador mesmo.

10- Na sua faculdade teve trote? Se sim como foi?

Não! Dentro da PUC-Campinas o trote é totalmente proibido.

11- Seu curso tem muita matemática?

Nadica de nada! O máximo de matemática que temos é nas matérias de pesquisa, onde colocamos porcentagens e essas coisas. Mas fora isso, não temos que nos preocupar com nada de contas. É um curso que exige muita leitura de livros.

12- Geralmente nas faculdades existem o “ciclo natural de desistência” a turma começa com 70 alunos e permanecem só 20. Isso aconteceu na sua faculdade?

Por enquanto não, pois estou no começo da graduação. Porém, acho que acontece o contrário no meu curso, pois a partir do 3º ano, muitos alunos do período matutino se transferem para o noturno (por conta de estágios e emprego) por isso, imagino que minha sala irá aumentar.

13- Quais dicas você daria para quem esta querendo começar a fazer o mesmo curso que você?

Se você gosta de ler, escrever e de se comunicar, só vem! É um curso cheio de matérias práticas, como organização de eventos, além de diversas teóricas que nos permitem nos aprofundar mais em questões da sociedade, do ramo empresarial, entre outros.

14- Já ficou em DP? Possui algum método diferente de estudo?

Nunca fiquei de DP. Meu método de estudos consiste na utilização de mapas mentais para estudar, inclusive já fiz um post sobre isso, para ler, clique aqui.

15- Faça um resumo básico do seu curso pra quem estiver interesse em fazê-lo.

Como eu disse mais para cima, Relações Públicas é um curso muito amplo. Ele nos permite trabalhar na área de pesquisa (realizando pesquisas de mercado, de opinião, etc), na área empresarial, na de consultoria e assessoria de imprensa, além de diversas outras. É um curso que vale muito a pena, pois aborda matérias de comunicação, mas também de psicologia, sociologia, filosofia, entre outros, o que permite o estudante descobrir sua vocação e estabelecer sua própria identidade.

E aí? Curtiu o post? Espero realmente que tenha te ajudado um pouco na sua escolha.

Por hoje é só,
Beijinhos, Ana ❣

Você também pode gostar:

0 Comentários

Siga me no Instagram!