Notícias

Resenhas

Parceiros

Resenha | As Virgens Suicidas [Jeffrey Eugenides]

by - abril 01, 2018

Hoje a resenha é sobre um clássico que já queria ler a algum tempo. O livro em questão é As Virgens Suicidas, escrita por Jeffrey Eugenides e publicado pela querida parceria do blog, a Companhia das Letras!


Ficha Técnica:

Livro: As Virgens Suicidas
Autor: Jeffrey Eugenides
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Drama / Literatura Estrangeira
Páginas: 232

Sinopse: Num típico subúrbio dos Estados Unidos nos anos 1970, cinco irmãs adolescentes se matam em sequência e sem motivo plausível. A tragédia, ocorrido no seio de uma família que, em oposição aos efeitos já perceptíveis da revolução sexual, vive sob severas restrições morais e religiosas, é narrada pela voz coletiva e fascinada de um grupo de garotos da vizinhança. O coro lírico que então se forma ajuda a dar um tom sui generis a esta fábula da inocência perdida. Adaptado ao cinema por Sofia Coppola, publicado em 34 idiomas e agora em nova tradução, o livro de estreia de Jeffrey Eugenides logo se tornou um cult da literatura norte-americana contemporânea.


As Virgens Suicidas relata a história das meninas Lisbon, cinco irmãs que acabaram por ter um fim trágico: o suicídio. Narrada por um grupo de meninos que sempre observavam as irmãs por suas casas, a história é contada, mostrando detalhes sobre o modo de vida de cada garota, e como os vizinhos observavam tais atos.

Desde o primeiro suicídio até o último, os narradores se mostram completamente fascinados por tudo, contando cada fato de uma forma poética, que leva o leitor a sentir a mesma admiração e o mesmo aperto no coração ao descobrir cada vez mais sobre Cecília, Lux, Bonnie, Mary e Therese Lisbon.

"Eu sabia que tinha que fechar aquela janela, se não ela continuaria pulando eternamente."

Foto Autoral
Como já fazia um tempo que eu queria ler esse livro, a minha ansiedade estava as alturas. Demorou um pouco para que eu me acostumasse com a narrativa, mas assim que consegui me ambientar ao cenário da obra, foi muito difícil largar essa leitura antes de terminar.

"Nos corredores silenciosos, limpos durante a noite por faxineiros solitários, seguíamos por 15 metros a flecha desenhada a lápis por algum garoto, repetindo para nós mesmos que dessa vez falaríamos com as Lisbon e lhes perguntaríamos o que as fazia sofrer."

De forma simples, porém, com uma imensidão de detalhes, o autor fez com que eu me sentisse parte daquela vizinhança, como se, juntamente ao garotos que narravam, eu fosse mais uma telespectadora da vida das irmãs Lisbon.

Foto Autoral
Foi uma leitura um tanto difícil de ser feita, não pelo modo que foi contada, mas sim, pelo leitor saber o final desde o começo. Por o livro ser escrito como se fossem memórias de um passado sendo recontadas, o gosto de amargo na boca é presente o tempo todo, já que vemos a vida das meninas passar por nossos olhos, e não podemos impedi-las do final trágico, assim como todos que as observavam de longe.

"No final, as torturas que haviam dilacerado as Lisbon apontavam para uma recusa simples e lógica de aceitar o mundo como lhes era oferecido, tão cheio de falhas."

Apesar de tudo, eu realmente amei o livro. O suicídio é um tema que sempre abordo quando posso aqui no blog, e acho ele um tanto necessário para discussões, principalmente entre jovens. É bom encontrar livros desse tipo, já que para muitos a morte ainda é considerada um tabu.

Foto Autoral
É possível saber o porque desse livro ser considerado um cult e ser tão aclamado dentro da sociedade da literatura. As Virgens Suicidas é um livro sobre a vida e a morte, que trata de forma clara o que acontece dentro de muitas casas, em muitos bairros. Mas que infelizmente, nem todos conseguem enxergar.

Minha Nota: ★★★★★

Você também pode gostar:

4 Comentários

Siga me no Instagram!