Notícias

Resenhas

Parceiros

Resenha | As Vantagens de Ser Invisível [Stephen Chbosky]

by - abril 07, 2018

Olá, eu sou o Kevin, e hoje irei falar um pouco sobre o livro As Vantagens de Ser Invisível, do autor Stephen Chbosky, publicado aqui no Brasil pela Editora Rocco.

Ficha Técnica:

Livro: As Vantagens de Ser Invisível
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Gênero: Jovem adulto / Romance
Páginas: 224

Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, As vantagens de ser invisível reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.



Em As vantagens de ser invisível, Stephen Chbosky nos apresenta Charlie, um adolescente de 15 anos muito tímido que nos conta sua história atráves de cartas. 

Charlie sempre foi uma pessoa muito fechada e ao perder seu único e melhor amigo, o jovem acaba por se isolar ainda mais. Porém, com a chegada  de Sam e Patrick, sua vida começa a mudar, já que os dois irmãos, como típicos adolescentes, só querem aproveitar o melhor que a vida tem a oferecer.

"Então, esta é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim."
Foto Autoral
Ao decorrer da historia podemos observar a personalidade de Charlie e entender o motivo do jovem ter tanta maturidade em determinadas situações que cruzam o seu caminho. Sua personalidade me encantava cada vez mais ao decorrer da leitura, era possível até mesmo viver e sentir as mesmas emoções que ele, ao conhecer o primeiro amor, ou simplesmente a primeira festa.

"Então, eu acho que somos quem somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas."

O livro faz com o leitor tenha diversos sentimentos, e por mais que seja a narrativa e a leitura em si seja leve, o autor aborda assuntos polêmicos como drogas, homossexualidade, suicídio, violência doméstica, entre muitos outros.

Resultado de imagem para as vantagens de ser invisível gif
Fonte: Tumblr
A história me prendeu até a última página, e apesar de o final deixar um pouco a desejar, este livro me fez pensar sobre tudo (meus momentos felizes, meu cotidiano e até quem realmente eu sou). É difícil expressar o jeito que o livro me tocou, pois eu ri, chorei e confesso que me senti vivendo as mesmas situações em que o Charlie se encontrava. 

As Vantagens de Ser Invisível é uma história única que me fez eu me sentir infinito.

Minha Nota: ★★★★☆

Você também pode gostar:

5 Comentários

  1. Oi, Kevin!
    Maravilhosa a sua resenha. Eu não sou mais nenhuma adolescente, mas eu amei esse livro. No início eu pensei que ele seria um livrinho bobo, sem propósito, mas a forma com que a Charlie vai escrevendo e conversando com o seu diário me fez ver que ele é muito mais que só um livro de registro da vida de um adolescente. Eu passei uns dias me sentindo "infinita" depois que concluí a leitura, apesar de também achar que o final da história poderia ter sido mais bem construída. Mas, acho que ele terminou como deveria terminar também, deixando um ponto de interrogação para muitas questões, tipo, terminou meio que sem querer terminar, mas estendendo as reflexões. Adorei a leitura.
    Grande abraço!
    Drica.
    https://testelivroseideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha 😍. Bem construída, e já nos dá a ideia do que esperar com a leitura. Confesso que eu não tinha a vontade de ler o livro em questão mas,depois de sua resenha, ele entra na lista de futuras leituras. Parabéns, Kevin! Sucesso sempre! Continue com as resenhas!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro está na minha lista de leitura a um tempo e eu sempre venho deixando ele para trás, mas adorei sua resenha e ela me deixou com vontade de dar a chance que eu ainda nao dei ao livro. Parabéns pela resenha! Sucesso!

    ResponderExcluir

Siga me no Instagram!