A Importância das Resenhas Literárias
Além de blogueira, eu também sou uma leitora e seguidora de vários blogs e canais do youtube literários. Muitas pessoas acham que o trabalho de um resenhista não é nada mais do que "receber livros de graça", mas não é apenas isso, até porque, além de resenhar um livro ser algo trabalhoso, também tem uma grande importância para o mercado literário.
Eu levo muito a sério a opinião e crítica das blogueiras e booktubers que acompanho, por isso, posso dizer que dependendo do modo como elas falam, isso pode sim me influenciar a comprar ou não o livro. E isso entra em outro caso também, o fato de que, caso você não se expresse direito, pode tornar a resenha confusa para quem está do outro lado.
Algo que eu acho incrível nas resenhas, é o modo como cada pessoa tem um jeito único de falar sobre o mesmo livro. Por isso, sempre leio e assisto várias, pelo motivo de que, algumas pessoas podem amar a obra, enquanto outras podem odiar, e é muito bom saber os dois lados da moeda antes de finalizar aquela compra especial.
Filme: A Invenção de Hugo Cabret |
Em minhas resenhas, eu sempre tento mostrar os lados positivos e negativos de uma obra. Também conto sobre a história (sem spoilers), digo minha opinião pessoal, se eu gostei ou não da leitura e no final disso tudo, deixo minha nota. Acho que todos deveriam fazer isso, da mesma forma que as resenhistas que eu acompanho fazem.
Dizer apenas "eu gostei", "foi legal", não é uma resenha bem feita. Escrever sobre um livro é tão importante quanto escrever a obra em si. O leitor precisa saber um pouco sobre a narrativa, sobre a construção, entre vários outros pontos. É isso que torna esse trabalho tão especial.
Não é apenas receber livros de graça, é trabalhar, é ler, é fotografar, é resenhar. Como disse a Andréa Bistafa (uma youtuber e blogueira literária que acompanho) no vídeo "Vale a Pena Manter Parcerias Editoriais?" , receber e resenhar um livro se torna muito mais caro do que simplesmente comprá-lo.
Filme: Harry Potter e a Câmara Secreta |
E por que eu faço isso afinal? É simples, eu amo o que eu faço. Por isso, continuo dando o meu melhor para sempre evoluir, crescer e aprender cada vez mais. Quando a gente se esforça e da nosso melhor, o retorno é algo imensamente maravilhoso. É muito bom ler os comentários e mensagens, ver o quanto estou ajudando várias pessoas através da minha escrita.
Isso é gratificante demais e não tem preço!
7 Comentários
Ótimo texto. Eu também sempre tento fazer a melhor resenha que posso, ainda mais porque comecei recentemente. Acho que foi o Ricardo do canal Território Nerd que falou sobre isso também, em relação a filmes. O trabalho da "crítica" é direcionar o consumidor pra que ele não gaste seu dinheiro suado em algo que pode ser completamente diferente do que ele achava que seria e que pode acabar detestando. É através de resenhas que o leitor vai decidir se quer comprar aquilo de imediato ou se não tá tão acima de sua lista de prioridades.
ResponderExcluirExatamente!
ExcluirOlá!
ResponderExcluirÓtima postagem!
Realmente eu me influencio também por conta de algumas resenhas. Mas assim, se quero ao extremo ler um livro e vejo apenas uma ou outra resenha negativa, eu insisto nele e sigo em frente! Agora se for muitas opiniões negativas, acabo adiando a leitura (ou até mesmo desistindo).
Concordo que dizer apenas "gostei" da leitura não é uma resenha. É apenas um "ah, legal, mas vamos seguir a vida". Não consigo imaginar como não fazer uma resenha sem expressar tudo o que sentiu no decorrer da leitura e até mesmo falar um pouquinho sobre o livro.
E sobre ter parcerias: é uma responsabilidade e tanto! Muitas pessoas veem isso como receber livro de graça, mas não é. Requer dedicação! Assim como manter um blog, seja ele literário ou não. Você precisa fazer as coisas por amor.
Mais uma vez: sua postagem foi ótima! Parabéns.
Adorei seu blog e estou acompanhando.
Beijos,
Blog PS Amo Leitura
Olá, muito obrigada pelo apoio, agradeço muito <3
ExcluirComecei meu blog literário não faz dois meses, mas já tenho algumas resenhas.
ResponderExcluirO objetivo da minha resenha é incentivar a leitura, por isso procuro explicar brevemente sobre o livro e destacar o que achei de melhor. As críticas também estão lá. Costumo ser sincero, mas busco explicar no final para quem este livro possa interessar.
Desejo muito sucesso!
ExcluirOlá, Srta. Ana.
ResponderExcluirParabens pelo instrumento literário de sua autoria.
Li alguns artigos e fiquei impressionado não apenas pelo conteudo, mas pela desinibição, ortografia e coerencia em que a srta. desenvolve seus argumentos. Parabens de coração!
Bem, eu sou um escritor iniciante, e, quando trabalhava na amazônia (decada de 80), resolvi me enpenhar na escrita da trilogia UM ENIGMA NA AMAZONIA. Confesso ter sido um otimo passatempo noturno, porque aquele local era uma especie de acampamento satélite gigante, onde uma mineradora beneficiava caulim, um produto empregado nos mais variados setores industriais.
Hoje, depois de algumas decadas, ganhei coragem e tirei todos os textos da gaveta (rrsss).
Resolvi ser um autor independente e, por isso, hoje imprimo meus livros e tmbém de terceiros interessados.
O livro I Contato, já existe fisicamente.
Estou iniciando minha divulgação no Facebook e em alguns blogs de amigos.
Se desejar ler minha obra para uma critica e/ou resenha futura ficaria imensamente agradecido
Atenciosamente,
ZECA PALUDO.