Notícias

Resenhas

Parceiros

Análise da música ‘Princesa’, da banda Scatolove

by - novembro 25, 2017

A duo Scatolove, lançou nesta semana sua mais novo single. Denominada "Princesa", a música possui timbres de guitarra, teclado e bateria, e é possível enxergar certa referências a Paramore e até mesmo, Melanie Martinez. Tudo isso fez com que, obviamente, eu me apaixonasse e me viciasse no mesmo instante.

Porém, não é apenas a música em si que é incrível, a letra possui um significado oculto (ou não tão oculto assim) que deve ser discutido. Por isso, resolvi analisa-la, assim como fiz com a música "O Tiro". Lembrando que esta interpretação minha é totalmente pessoal, então cabe a você concordar ou não com ela.

Capa oficial do single | Fonte: Spotify

A música começa contando a história de uma menina. Ela diz viver presa dentro de uma torre de um castelo, onde aprendeu a ser uma princesa. Ela se alimentava por precisão, e para "não fazer desfeita".

O que eu entendi sobre isso é simples. A letra trata de uma forma de abuso doméstico, onde a menina é obrigada a ficar trancafiada, e não pode reclamar, pois sofreria as consequências. Por isso, ela aprendeu a ser uma princesa. Sempre silenciosa, sempre aceitando sua situação sem lutar.


"Eu como a torta de maçã, pra não fazer desfeita
Garfos pro lado e eu me finjo satisfeita
Aprendi bem cedo, a ser uma linda princesa
Na mesa, cumprindo ordens de etiqueta"

Sua vida difícil continua. Ela tenta fugir, mas nunca consegue. A sociedade julgam a vítima em vários casos de abuso, e com a jovem princesa não é diferente. A culpa é dela, todos insistem em dizer.

"A culpa sempre minha, sou eu que exagero
Mesmo querendo me soltar
O mundo vai negar
Dizendo que eu sou uma bruxa"

A última parte da música pode ser interpretada de duas formas: no sentido literal, ou como uma metáfora. No sentido literal, a princesa se suicidou, tomando veneno, para que finalmente conseguisse se ver livre. Se interpretarmos como uma metáfora, podemos concluir que ela finalmente parou de se importar consigo mesma, e deixou que o veneno da maldade a consumisse. Eu fico com a primeira opção, pois acho que faz bem mais sentido em relação a realidade vivida pela personagem.

"Tanto veneno que a gente deixa ecoar por dentro
Vem, destrói e segue o vento"


Espero que tenha gostado do post!

Se gostou, não esqueça de ler as análises que fiz das músicas da Scatolove, onde eu explico o que cada letra significa:



Você também pode gostar:

2 Comentários

  1. Poderia fazer a analise da música Ferro Velho e Metade né? Obrigado <3 Adoro suas postagens!! <3

    ResponderExcluir

Siga me no Instagram!