Notícias

Resenhas

Parceiros

Resenha | Quinze Dias [Vitor Martins]

by - setembro 08, 2019

Olá, sou o Kevin e novamente estou aqui, dessa vez, para falar um pouco com vocês sobre o livro "Quinze Dias", romance de autoria do escritor Vitor Martins, que também escreveu "Um Milhão de Finais Felizes", que a Ana já resenhou e você pode conferir clicando aqui.

Foto Autoral
Livro: Quinze Dias
Autor: Vitor Martins
Editora: Globo Alt
Páginas: 208

Sinopse: Felipe está esperando por esse momento desde que as aulas começaram: o início das férias de julho. Finalmente ele vai poder passar alguns dias longe da escola e dos colegas que o maltratam. Os planos envolvem se afundar nos episódios atrasados de suas séries favoritas, colocar a leitura em dia e aprender com tutoriais no YouTube coisas novas que ele nunca vai colocar em prática. Mas as coisas fogem um pouco do controle quando a mãe de Felipe informa que concordou em hospedar Caio, o vizinho do 57, por longos quinze dias, enquanto os pais dele estão viajando. Felipe entra em desespero porque a) Caio foi sua primeira paixãozinha na infância (e existe uma grande possibilidade dessa paixão não ter passado até hoje) e b) Felipe coleciona uma lista infinita de inseguranças e não tem a menor ideia de como interagir com o vizinho. Os dias que prometiam paz, tranquilidade e maratonas épicas de Netflix acabam trazendo um turbilhão de sentimentos, que obrigarão Felipe a mergulhar em todas as questões mal resolvidas que ele tem consigo mesmo.

Compre em: Amazon | Americanas | Submarino
Em "Quinze Dias" de Vitor Martins, conhecemos Felipe, um jovem gordo e gay que não vê a hora de chegar as férias para maratonar suas séries e ter paz do bullying que sofre na escola. Porém, o que ele não sabia era que sua mãe iria acabar com tudo que foi planejado ao aceitar hospedar o seu vizinho Caio (o maior chush do Felipe) por 15 dias em sua casa , durante a viagem de seus pais ao Chile.

“Gordo é uma palavra sem volta. Quando você afirma uma coisa, por mais que ela esteja clara pra todo mundo, ela se torna real.”

Caio, um garoto com corpo julgado pela sociedade perfeito, mas que também sofre preconceito pela sua sexualidade na escola, se releva ao decorrer do livro um garoto incrível e não apenas o "clichê" que imaginamos sempre nos livros.


No início os dois não se dão muito bem, mas o tempo passa e vemos o modo que usam pra se aproximarem e superarem a barreira criada pelo Felipe de se relacionar com as pessoas, e confesso que foi umas das minhas partes favoritas, ver a evolução dos dois aos poucos descobrindo, um no outro, um confidente, alguém para desabafar e, inesperadamente, para amar.

“Acho engraçado como a poeira está no ar o tempo todo, mas a gente só a enxerga de verdade quando existe um feixe de luz.”

Ao decorrer, a história, conhecemos os outros personagens da trama, como a Rita, a incrível mãe de Felipe, que o ama do jeitinho que ele é, e o apoia sempre em todos os momentos. Ela é uma fofa, e tem a mesma diversão dos personagens mais novos.

Sabe aquele livro que você acaba em um dia? Com certeza essa obra é uma delas.

A diagramação e a escrita leve do autor tornam a história muito envolvente. Confesso que em muitos momentos me vi em mesmas situações que o personagem e com aquela vontade de ir lá e ajudar (rsrs).

 "Sempre fui gordo, e viver por dezessete anos no mesmo corpo me tornou um especialista em ignorar comentários. Não estou dizendo que me acostumei. Ninguém se acostuma com lembretes diários de que você é uma bola de demolição. Só me acostumei a fingir que não é comigo".

Prepare-se para rir, chorar e se identificar com os personagens, tendo as mesmas características que eles ou não, pois o livro aborda assuntos sérios, como por exemplo, o bullying, de uma forma tão clara e realista que te fará implorar por uma continuação.

Vale lembra que homofobia é crime, e se você sofre bullying ou conhece alguém que sofra, não esqueça de ajudar. Diga "não ao Bullying".


Você também pode gostar:

0 Comentários