Notícias

Resenhas

Parceiros

Resenha | A Substância [Marcelo Medeiros]

by - julho 05, 2019

Olá! Hoje eu venho até vocês para falar sobre o livro "A Substância", um suspense bem divertido e diferente que recebi em parceria com o autor Marcelo Medeiros. Então, sem mais enrolações, vamos lá conhecer essa obra!

Foto Autoral
Livro: A Substância
Autor: Marcelo Medeiros
Editora: Tribo
Páginas: 192

Sinopse: Tudo estava correndo normalmente na vida do jovem Cadu até que no primeiro dia de aula, no seu último ano no colégio, coisas estranhas começaram a acontecer: primeiro seu professor de matemática desaparece e um estranho substituto, que mais parecia um jogador de basquete, não se mostra interessado em comentar sobre o paradeiro do antigo professor. Depois, um aluno novato chega à sala de aula e por alguma razão, após revelar seu nome, deixa o novo professor extremamente desconcertado. Intrigado com o estranho comportamento do novo professor e do novato, Cadu, sempre com a ajuda de seus amigos Nelson e Flavia, resolve investigar essa história e acaba descobrindo que os vários acontecimentos em seu colégio, podem estar relacionados com uma antiga substância, um assassinato no Japão e uma invasão de um velho túmulo em um cemitério. A situação começa a ficar fora de controle quando ele descobre que o assassino pode estar dentro do seu colégio e talvez mais próximo do que ele imagina.

Compre: Amazon

Em "A Substância", conhecemos Cadu, um adolescente que está no último ano do Ensino Médio. Tudo corria extremamente normal na sua vida, até quê, no primeiro dia de aula, um professor e um aluno novo chegam no colégio, e já na primeira aula, ambos tem um diálogo bastante estranho, o que deixa o jovem protagonista bem curioso sobre os dois novatos.

Ainda com essa curiosidade, Cadu resolve iniciar uma investigação juntamente com seus amigos. E em meio as matérias e a correria para estudar para o ENEM, os jovens se veem mergulhados em um cemitério com um túmulo revirado, uma substância preciosa que parece que todo mundo está atrás, e um assassinato que aconteceu no Japão, mas que tem grandes chances de ter ligação com as pessoas ao redor deles.

Foto Autoral
A primeira característica que me chamou a atenção nesse livro foi com toda a certeza sua sinopse. Eu nunca havia lido uma obra adolescente no Brasil que realmente trouxesse o ENEM dentro da história, o que achei simplesmente sensacional e bastante criativo. Os diálogos dos personagens sobre as matérias que eles estavam estudando foram muito legais de serem lidos, o que me permitiu sentir até mesmo uma nostalgia de quando eu estava estudando para o ENEM para passar na universidade que eu queria (e que felizmente eu consegui!).

"Por  mais que o ENEM estivesse se aproximando, minha cabeça girava apenas em torno da cena protagonizada pelo professor Fred e por Victor."

Outro ponto bastante legal da trama é como todo o suspense foi se desenrolando. O leitor é apresentado a capítulos intercalados entre a visão do Cadu e outros que mostram um grupo de estudantes de anos atrás (não vou me aprofundar em detalhes para não correr o risco de soltar spoiler).

Foto Autoral
Um ponto que não curti na obra foi que os personagens não foram muito aprofundados, como por exemplo a Flávia, o Nelson, ou mesmo o Cadu, eu gostaria realmente de um aprofundamento maior deles. Apesar desse ponto, curti bastante cada personagem, em especial o Victor, o aluno novo.

“Quanto mais envolvido na história ficava, mais vontade me dava de solucionar esse mistério”

A narrativa é bem simples, rápida e envolvente. Eu li o livro em dois dias, e se estivesse com mais tempo, conseguiria ter terminado ele em apenas um. O final da obra dá um pequeno gancho para, quem sabe, uma continuação.

Foto Autoral
A Substância é um suspense simples, de fácil entendimento e perfeito para um público mais jovem, como adolescentes que ainda estão na escola e, em especial, no Ensino Médio, ou mesmo para quem esteja começando um hábito pela leitura. Eu gostei da leitura, e sei que gostaria ainda mais se houvessem mais detalhes acerca da obra.





Você também pode gostar:

0 Comentários