Notícias

Resenhas

Parceiros

Thrillers e livros policiais: uma entrevista com o escritor Landerson Rodrigues

by - julho 02, 2019

Hey pensadores! Hoje venho até aqui para mostrar a conversa que tive com o escritor Landerson Rodrigues, autor do livro "O Monstro Atrás da Porta", publicado pela minha queridinha Editora Pendragon

A entrevista ficou bem legal e espero que curtam! Então sem mais delongas, vamos lá!
Na esquerda: Escritor Landerson Rodrigues | Na direita: Capa de "O Monstro atrás da porta"
Com quantos anos começou a escrever seu primeiro livro? E como foi o processo da escrita?

Eu estava prestes a completar 23 anos. O processo de escrita foi demorado, porque eu não tinha ideia de como montar um livro. As inspirações vinham sazonalmente. De três em três meses, ou de 6 em 6 meses. Por isso que “O Monstro Atrás da Porta” demorou cerca de 2 anos e 8 meses para sair do forno.

Qual o gênero que você mais gosta de escrever?

Se Deus permitir eu quero transitar por vários gêneros. Por exemplo, meu segundo livro é uma ficção científica, que já está finalizado por sinal, o primeiro foi um suspense policial/Thriller, meu terceiro livro vai ser um drama psicológico. Mas, todos eles tem elementos em comum, o suspense e o perigo iminente. Minhas tramas sempre são ambientadas por essas veredas, então eu considero que o gênero que eu mais gosto de escrever seja o suspense/thriller/mistério

De onde vem a sua inspiração na hora de criar seus personagens? De alguma forma eles se relacionam com alguém que conhece? Ou com você mesmo?

Então, em “O Monstro Atrás da Porta” os personagens foram criados despretensiosamente. Eles foram surgindo. Eu não costumo criar ou elaborar demais os personagens, eu simplesmente deixo eles aflorarem. Quando chega na hora de cada um aparecer eu penso em como aquela pessoa com a aquela personalidade agiria. E flui. Na vida real, nenhum dos personagens em “O Monstro Atrás da Porta” se parece com alguém que eu conheça nem mesmo comigo. Eles são totalmente aleatórios para o meu meio social.

Qual o seu livro e autor favorito? Se inspira neles na escrita dos seus livros?

Não há apenas um autor. Se essa pergunta for pra ser respondida no plural seriam: Stephen King, Gillian Flynn, Marisha Pessl, Agatha Christie e J. K. Rowling. Os livros favoritos de cada um deles são: It – A Coisa, Garota Exemplar, Filme Noturno, Assassinato na Expresso do Oriente e Harry Potter (1 ao 7). Mas, se for pra especificar mesmo, o que mais me atrai e que eu fico perplexo com as ideias é Stephen King.

Poderia contar mais sobre o processo de escrita de “O Monstro Atrás da Porta”?

Este livro surgiu após eu assistir/ler Garota Exemplar, livro de Gillian Flynn citado anteriormente, no carnaval de 2015. Foi como se fosse um gatilho. De repente a história começou a ganhar forma e eu já tinha todo o final do livro na mente, e o início, mas não tinha um meio. Isso foi o mais difícil. Juntar peça por peça, ver as pontas pra não ficarem soltar e criar um universo dentro da cidade de Recife. Foi muito desafiador. O livro ficou abandonado por alguns meses, quando já estava um pouco mais da metade, após alguns fracassos pessoais, decidi que voltaria a escrever e coloquei uma meta. Já tinha visto o trabalho da editora PenDragon e quando eles me disseram sim, eu não tive dúvidas e fechei com eles. Ver seu trabalho ganhar forma é muuuuito gratificante.

Eu particularmente sou uma grande fã da Editora Pendragon, e sempre costumo elogiar muito as edições que ela publica. Como foi sua experiência com a Editora?

A PenDragon é uma excelente casa editorial. Eles são disponíveis acessíveis e atenciosos. Os autores que participam dela são como uma família, nos ajudamos muito. Minha experiência está sendo incrível e eu com certeza, se pudesse, publicaria todos os meus livros com eles.

Tem projetos futuros?

Sim. Existem três projetos em andamento. Não sei em que casa editorial eles serão lançados, mas tenho uma ficção científica pronta aguardando edição. Um drama psicológico em processo de escrita e um projeto infantil voltado para as crianças de 5 – 10 anos, onde de forma ficcional ensina a profilaxia de doenças parasitárias.

E para finalizar, o que você aconselha para quem está começando?

1 – Não desista, o mercado literário é avassalador e muito traiçoeiro as vezes.
2 – Não se ache melhor que ninguém. Todos tem talentos e querem contar suas histórias assim como você.
3 РṆo tenha pressa em acabar o seu livro, termine quando achar que contou todo o que tinha de contar.
4 РṆo se frustre com os Ṇo's. Eles ṣo normais no nosso meio.
5 РDivulgue bastante sua obra, afinal as pessoas precisam conhec̻-la.
6- Se não tiver dinheiro para investir numa publicação, publique nas plataformas digitais e faça divulgação. Conheço pessoas que começaram assim e hoje em dia são excelentes escritores.
7 РHumildade sempre. Falar mal dos colegas ou desmerecer as obras de outros por achar a sua melhor, ṇo vai te fazer ganhar o mundo.
8 – Tenha paixão pela escrita. Você fica feliz quando escreve? Sim? Então continue. Não? É bom procurar outra profissão
9 – Lute pelos seus objetivos mesmo que as pessoas não entendam. Escute aquilo que for bom. Lembrando que é necessário ter um bom senso, perguntas para você mesmo como: “Minha história é boa e relevante? “ são bem vinda. Tenha alguém de confiança para ser seu manuscrito quem tá de fora enxerga o que não enxergamos.
10 РPor ̼ltimo e ṇo menos importante. Nunca, absolutamente nunca, entre nessa pelo dinheiro. A frustra̤̣o pode ser grande. Encare, a priori, como um hobbie, quem sabe um dia ṇo dar certo?

Agradeço demais pela oportunidade e espero que vocês consigam ler “O Monstro Atrás da Porta” algum dia e se aventurem pelas ruas de Recife comigo. Um abraço e até a próxima.
Bom gente, por hoje foi isso! Espero que tenham curtido a entrevista tanto quanto eu. Caso tenham interesse em comprar o livro do Landerson, é só clicar aqui, e será redirecionado para a loja oficial da Editora Pendragon!

Até a próxima, 
Beijinhos, Ana ❣

Você também pode gostar:

3 Comentários

  1. Adorei a entrevista. Estou lendo O Monstro Atrás da Porta e é muito legal poder conhecer um pouco mais o escritor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, estou louca para ler o livro dele!

      Excluir
  2. Comprei o livro e me decepcionei, achei que iria abordar mais sobre investigação criminal do que sobre a história dos próprios personagens e de como eles estão envolvidos com estupros, homossexualidade e detalhes sobre essas coisas, o que tornou a leitura dele nojenta e repulsiva...simplesmente eu abominei! Quem não quer ser pego de surpresa fica o alerta que esses tópicos são bem fortes no livro, do início ao final!E o que os leitores fãs de investigação criminal mais gostam fica de fora,que é a descoberta de novas pistas, pra ter noção o caso não avança em nenhum sentido, e isso é decepcionante na verdade! Eis a minha humilde opinião.

    ResponderExcluir

Siga me no Instagram!