Notícias

Resenhas

Parceiros

Resenha | Os Lobos dentro das Paredes [Neil Gaiman]

by - julho 17, 2019

Hey pensadores! Cá estou eu novamente com um livro do meu autor favorito: o Neil Gaiman. Dessa vez, falarei um pouco sobre o livro "Os Lobos dentro das Paredes", uma obra infantil, ilustrada e bem fininha, que traz uma história bem diferente.

Capa oficial da Obra
Livro: Os lobos dentro das paredes
Autor: Neil Gaiman
Ilustrador: Dave McKean
Editora: Rocco
Páginas: 60

Sinopse: Em Os lobos dentro das paredes, Lucy escuta ruídos "furtivos, rastejantes e amarrotados" vindo de dentro das paredes de sua casa. Ela tem certeza de que existem lobos vivendo ali, mas a família não acredita nela: "Você deve estar ouvindo camundongos", diz a mãe; "Morcegos", berra o irmão; "Malditos ratos", resmunga o pai. E todos são unânimes em dizer: "Se os lobos saírem de dentro das paredes, está tudo acabado." "O que está acabado?", pergunta Lucy. "Tudo", diz a mãe. "Todo mundo sabe disso", completa. Pobre Lucy. Os ruídos continuam, cada vez mais apressados e alvoroçados. E, numa noite, as tais criaturas realmente aparecem. Mas, na realidade, Lucy descobre que nem tudo está perdido. Pelo contrário, quando os lobos saem, sua batalha está apenas começando. Exilada no quintal, a família tenta encontrar uma solução, enquanto os lobos assistem à sua televisão, comem a sua comida e dançam "danças lupinas" pela casa, até que a menina tem uma ideia: "Tem um monte de espaço nas paredes da casa. E pelo menos não é frio lá.", diz ela. E a partir daí, foi a família de Lucy que rastejou pelas paredes rumo a um final surpreendente.

Compre em: Amazon | Americanas | Submarino
Em Os Lobos dentro das paredes, somos apresentados a Lucy, uma menina que vivia uma vida normal em sua casa, até começar a ouvir barulhos em suas paredes, que ela insiste em dizer que são lobos. Ao questionar a família sobre esse fato, todos dizem que isso não é possível, porém, se os lobos saírem das paredes, tudo estará acabado. Até que, bem, eles realmente saem das paredes.

"Se os lobos saírem de dentro da parede está tudo acabado. (…) Todo mundo sabe disso."

Ilustração presente na obra
Eu encontrei esse livro por acaso enquanto pesquisava obras no Skoob. E já de cara, acabei me interessando, primeiramente, por ser do Neil Gaiman, e em segundo lugar, por trazer uma história bem diferente do que eu estou costumada a ler.

"Lucy sabia que tipos de coisas faziam ruídos assim dentro das paredes de velhos casarões, então correu e contou para a mãe.
– Há lobos dentro das paredes – disse Lucy para a mãe. – Eu posso ouvi-los.
РṆo Рdisse a ṃe. РṆo existem lobos dentro das paredes."

A leitura é rápida. Tendo apenas 60 páginas, e sendo um livro ilustrado, digo facilmente que li em menos de 20 minutos. As ilustrações são bem diferentes também, o que traz a obra um ar meio macabro e bizarro, fórmula que vi muito na animação Coraline, adaptação do livro de mesmo nome do Gaiman.
Ilustração presente na obra
Admito que fiquei bastante perdida e confusa quando terminei de ler o livro, e acho que foi um desses motivos para eu não ter curtido muito a história. Ela não tem nenhum sentido, ou mesmo uma mensagem. Ela é apenas, bem, para divertir, porém de um jeito meio esquisito. Isso claramente é a cara do escritor. 

"Eles se amontoaram nos fundos do jardim naquela noite. As luzes estavam acesas em todos os cômodos da casa. E dentro dela, eles sabiam que os lobos estavam assistindo à sua televisão e comendo a comida da despensa da família e dançando danças lupinas para cima e para baixo da escada."

Apesar desses motivos, foi um livro legal, que é divertido e curioso e dá para passar o tempo e se desligar do mundo, e inclusive, é uma trama bem interessante para se ler para as crianças, que são o real público-alvo. Porém, não é a melhor obra do Neil Gaiman, longe disso. Fico feliz pela experiência e pelas risadas, mas realmente, não é uma trama que eu particularmente leria de novo.



Você também pode gostar:

0 Comentários

Siga me no Instagram!