Resenha | Coraline [Neil Gaiman]
Se você é fã de animações, é bem provável que conheça o filme Coraline. Porém, você sabia que ele é uma adaptação de um livro infantil, de autoria do escritor (amor da minha vida) Neil Gaiman? Não? Então corre, pois é sobre ele que iremos conversar hoje!
Foto Autoral |
Livro: Coraline
Autor: Neil Gaiman
Editora: Rocco
Páginas: 155
Sinopse: A jovem Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.
Compre em: Amazon (esta versão é em inglês, não achei em português em nenhum lugar)
Quem acompanha o blog a algum tempo, sabe que o Neil Gaiman é o meu escritor favorito e, além disso, eu resolvi ler mais livros dele esse ano, e Coraline era um deles.
Para quem não conhece, a trama gira em torno da menina Coraline, que encontra uma porta estranha em seu apartamento. Ao passar por essa porta, a jovem vai parar em um mundo paralelo ao seu, onde tudo parece ser melhor e mais bonito do que o seu lar verdadeiro, porém, estranhamente, nesse lugar todas as pessoas possuem botões nos lugares dos olhos. Como se já não bastasse esse fato, quanto mais tempo Coraline passa nesse mundo, mais ela percebe que nem tudo é o que parece, e que sua vida (assim como a de sua família) pode estar correndo perigo.
"Coraline ia dizer algo como 'desculpe' ou 'será que a caminhada não foi bem mais curta da outra vez?', quando a vela apagou-se subitamente, como se alguém a tivesse apagado com a mão."
Imagem meramente ilustrativa | Filme: Coraline e o mundo secreto |
O primeiro fato que pude perceber em relação ao livro é que ele possui elementos bem diferentes comparados ao filme. Na adaptação cinematográfica, foi realizada a criação de mais personagens, sem falar que tudo parece ter uma pegada maior de fantasia, como por exemplo, o cabelo azul da Coraline, e as cores utilizadas. Enquanto no livro, tudo parece ser bem dark desde o início.
"Havia ainda um gato preto altivo que se sentava sobre os muros e os tocos de árvores a observá-la, mas escapulia quando ela se aproximava para tentar brincar"
A escrita do Neil Gaiman mais uma vez me fez suspirar. O modo que ele narra os acontecimentos e retrata a personalidade de cada pessoa é sem igual. Amei demais o sarcástico gato ( que já havia curtido na animação), assim como a senhorita Forcible e a senhorita Spink, duas idosas muito fofas que são vizinhas da protagonista.
O livro com toda a certeza é de arrepiar. É uma obra infanto-juvenil, porém que pode ser lida por leitores de todas as idades. Chego a dizer que a obra é uma versão de Alice (que eu já tenho medo), porém, incrivelmente mais macabra e sombria.
"Coraline sentiu um calafrio. Preferia que a outra mãe estivesse em algum lugar: se não estivesse em lugar algum, poderia estar em toda a parte"
Imagem meramente ilustrativa | Filme: Coraline e o mundo secreto |
A obra é incrivelmente rápida de ler, além de ter poucas páginas. Eu super recomendo o livro, assim como o filme, já que ambos são produções extremamente maravilhosas.
Mais uma vez, Gaiman conseguiu trazer uma trama assustadora, que se equilibra com a inocência de uma criança, juntamente com sua sede de explorar se aventurar pelo mundo.
Eu realmente amei ler esse livro.
1 Comentários
Amei sua resenha💛 Coraline e uns dos meus livros preferidos.
ResponderExcluir