Notícias

Resenhas

Parceiros

Resenha | Um Milhão de Finais Felizes [Vitor Martins]

by - setembro 01, 2018

Hey guys! Hoje eu venho trazer para vocês a resenha de um livro super amorzinho que comprei lá na Bienal do Livro no estande da Globo Livros! A obra em questão é Um Milhão de Finais Felizes, um romance LGBT escrito pelo fofíssimo Vitor Martins, mesmo autor de Quinze Dias, publicado pela mesma editora🎔

Foto Autoral
Livro: Um Milhão de Finais Felizes
Autor: Vitor Martins
Editora: Globo Alt
Gênero: Young Adult
Páginas: 352

Sinopse: Jonas não sabe muito bem o que fazer da vida. Entre suas leituras e ideias para livros anotadas em um caderninho de bolso, ele precisa dar conta de seus turnos no Rocket Café e ainda lidar com o conservadorismo de seus pais, sua mãe alimenta a esperança de que ele volte a frequentar a igreja, e seu pai não faz muito por ele além de trazer problemas. Mas é quando ele conhece Arthur, um belo garoto de barba ruiva, que Jonas passa a questionar por quanto tempo conseguirá viver sob as expectativas de seus pais, fingindo ser uma pessoa diferente de quem é de verdade. Buscando conforto em seus amigos (e na sua história sobre dois piratas bonitões que se parecem muito com ele e Arthur), Jonas entenderá o verdadeiro significado de família e amizade, e descobrirá o poder de uma boa história.



Em Um Milhão de Finais Felizes conhecemos Jonas, um jovem de 19 anos que ainda não sabe o que o espera no futuro, mas quê, no presente, trabalha no Rocket Café até decidir se vai ou não para a faculdade, se vai conseguir escrever algum livro, além de diversas outras dúvidas que o assombram constantemente, como o fato dele ser gay e não saber quando e como irá se assumir para os seus pais (se é que isso de acontecerá um dia, já que eles possuem uma mente fechada cheia de preconceitos).

Tudo corria de forma normal em sua vida até um jovem de barba ruiva aparecer no Rocket e mudar completamente a vida de Jonas, fazendo com que ele começasse a ver o quanto a vida pode ser divertida quando você se entrega ao amor.

Foto Autoral
Eu comprei esse livro na Bienal porque já ouvira muitas críticas positivas sobre o Vitor Martins, e como tenho muito amor por romances LGBT, não pude deixar de conferir o seu mais novo livro. 

Comecei a leitura com uma expectativa alta, e desde o começo a história me envolveu em uma trama fofa, fácil de ler e cheia de uma leveza maravilhosa misturada aos dramas sérios que cada personagem convive.

"Mais uma vez, me sinto impotente diante das expectativas que minha mãe tem para a minha vida. Mais um vez, sinto que o momento em que ela vai se decepcionar comigo de verdade está próximo."

Jonas é um protagonista com o qual muitos leitores conseguem se identificar, seja por causa dos problemas enfrentados na sua casa, com pais preconceituosos ao extremos, ou por seus sentimentos em conflito, sem saber de fato se ele pode ser realmente feliz do jeito que é.

Foto Autoral
Um ponto alto desse livro, muito diferente das outras obras desse gênero que eu havia lido, é o fato de que o protagonista não tem o apoio dos pais nessa jornada de autodescobertas, fazendo com que seus amigos façam esse papel de família no lugar.

Apesar disso, Jonas em nenhum momento está sozinho, e eu simplesmente adorei esse amor presente em suas amizades, que inclusive, achei muito mais importante que o romance em si.

"Meu rosto fica vermelho, mas eu não sinto vergonha porque ele está sorrindo para mim. O que eu sinto é novo. É uma vontade esquisita de ficar aqui. Os lanches e a batata acabam, mas eu não quero ir embora. É como se todas as letras de música de amor fizessem sentido de repente."

Outro ponto muito positivo e legal da história é que Jonas quer ser escritor, então vemos em algumas partes da narrativa trechos de seu próprio livro, o "Piratas Gays"(título provisório) que, além de ser uma analogia para seu romance com Arthur, também é uma história que a cada momento mostra como o protagonista está se sentindo, o que permite o leitor ver como os sentimentos de um artista interferem diretamente na sua obra.

Foto Autoral
A mensagem principal que esse livro traz é clara: se tudo parece estar ruim agora, não se preocupe, pois as coisas irão melhorar, e você sempre pode construir uma nova história com as pessoas que  te apoiam e te amam, pois essa é a verdadeira família.

“— Eu te amo e tenho certeza de que, mesmo passando por tanta coisa ruim na vida, você ainda guarda um milhão de finais felizes aí dentro.”

Para terminar, gostaria de recomendar esse livro não apenas para os fãs de romances LGBT, e sim, para todas as pessoas, principalmente aquelas que tem medo de arriscar ler obras desse gênero. Um Milhão de Finais Felizes é mais do que um simples Young Adult e romance, ele é um livro sobre amizades, amor, coragem e esperança de que tudo pode melhorar, e que todos podemos sim ter um final feliz.




Você também pode gostar:

17 Comentários

  1. Nossa que legal o livro, uma história bem interessante.
    Ainda não conhecia, adorei a resenha.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante sua resenha e a sinopse, parece ser uma história que te prende em vários momentos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, tudo bem?

    Vi muitas pessoas comprando este livro na Bienal e desde então estou querendo-o muito. Eu adoro livros com este tema e tenho lido alguns que tem me encantado. Saber que neste livro o personagem já tem o apoio da família é legal, assim como a amizade se torna importante para ele. Quero muito e tu me deixou mais curiosa. Amei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem ?!
    Bom já vou dizendo que amei muito o blog e a resenha maravilhosa não conhrcia o livri mais parece uma boa indicacao gostei muito da trama apesar de não gostar do gênero
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que vontade de ler.Adoro historias lgbts.Vou compra pra mim,achi super interessante essa historia.

    ResponderExcluir
  6. Que tema interessante de livro, ainda não li um livro com temática GLBT, uma excelente dica para uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  7. Achei a história bastante interessante , uma boa sugestão para adicionar á minha lista de leitura ! Gostei bastante

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é a minha cara, adorei a resenha e a forma como você apresentou tudo e nos fez querer saber mais da história, e ler o livro <3

    ResponderExcluir
  9. Oiii,
    gostei bastante da história rsrs, e o livro é de um gênero que eu gosto de ler. E eu tinha ouvido falar dele se não me engano na Bienal

    ResponderExcluir

Siga me no Instagram!