Resenha | As princesas de Caliestel [Marianna Araújo]
Hey pensadores! Hoje venho até vocês para conversar sobre o livro "As Princesas de Caliestel", que recebi em parceria com a autora Marianna Araújo e publicado pela Editora Pendragon.
Foto Autoral |
Autora: Marianna Araújo
Editora: Pendragon
Gênero: Fantasia / Infantojuvenil
Páginas: 302
Sinopse: O pequeno país de Caliestel é dividido em dez cidades que possuem nomes um tanto diferentes, nele reinava a paz e a alegria, até que a princesa Sara é sequestrada aos 12 anos de idade. Inconformado com o acontecido, Eduardo, o melhor amigo de Sara e filho do caseiro de confiança do rei, foge de casa para procurar a menina. Ele fracassa na missão, mas encontra algo especial: uma garotinha corajosa, destemida e apaixonada que se tornará a nova princesa de Caliestel. Com o passar dos anos, Beatriz se torna uma linda jovem amada pelo povo, e apaixonada por Eduardo, que jamais perdeu as esperanças de encontrar a princesa perdida. Em meio a mistérios, romances e aventuras, será que o destino das duas se unirá de alguma forma?
Em "As Princesas de Caliestel", somos apresentados logo no começo ao País de Caliestel, dividido em dez cidades que possuem nomes de cores. Temos a Red, a Purple, a Blue... e por aí vai! Nos primeiros capítulos, também já conhecemos a família real, assim como um acontecimento que marcaria eles para sempre: a princesa Sara, aos 12 anos, é sequestrada.
Eduardo, o melhor amigo da princesa, mesmo sendo tão novo quanto ela, resolve ir em busca da amiga. Ele não a encontra, porém, encontra uma menininha no meio da estrada, totalmente perdida. Ele a leva até o Castelo, e com o tempo, acaba sendo adotada pela família real, tornando-se a princesa Beatriz.
"— Eu vou te encontrar, Sara, nem que seja a última coisa que eu faça nessa vida - o menino disse para si mesmo."
Foto Autoral |
Anos se passam, e agora, tanto Beatriz, quanto Eduardo e seu irmão Arthur são adultos. Sara continua desaparecida, mas a esperança de encontrá-la ainda está no coração de cada um. E é a partir disso que a história começa a desenrolar: será possível que a vida dessas duas princesas se entrelaçarão de alguma maneira?
Quando iniciei a leitura desse livro, percebi que várias coisas aconteceram de maneira muito rápida. O desaparecimento de Sara, a chegada de Beatriz, é tudo de uma vez só. Porém, quando somos transportados anos depois na história, fiquei feliz em conhecer melhor cada um dos personagens da trama, sejam eles protagonistas ou secundários.
"Assim que chegou ao quarto, Beatriz encontrou um buquê de flores em cima da sua cama, eram violetas lindas."
Beatriz com toda a certeza é uma personagem que sentimos muitas coisas. Ela, agora com 17 anos, se tornou uma princesa amorosa e muito gentil, mas, ao mesmo tempo, devido a sua imaturidade e talvez pelo fato de sempre ganhar tudo que queria, tornou-se também um pouco mimada. Algumas atitudes dela são bem infantis, o que me deixou muito nervosa as vezes, mas com o tempo, senti muito carinho por ela, e sinto que de alguma forma ela conseguiu amadurecer em vários aspectos da sua personalidade ao decorrer da história.
Foto Autoral |
Eduardo e seu irmão mais novo Arthur são personagens muito legais de acompanhar também. Enquanto o mais velho é o típico "herói de armadura", todo bonito e gentil, Arthur se tornou um artista, um tanto quanto sarcástico e sempre encontrando uma forma de brincar e irritar Beatriz. Gostei muito da construção desses dois, e de como as coisas foram se desenrolando.
Há vários personagens especiais nesse livro, mas alguns prefiro não contar, para não correr o risco de soltar spoilers (rs).
"Sabe, tem uma coisinha aqui dentro que se engana às vezes, confunde carinho, gratidão e admiração, com amor"
A escrita da Mari é super leve, isso deve-se, penso eu, principalmente pelo fato de se tratar de um livro para o público infanto-juvenil. Apesar disso, acho que esse livro pode várias ser lido por pessoas de diferentes faixa etárias, principalmente para quem gosta de livros fofos com princesas, bem estilo contos de fadas.
As Princesas de Caliestel é uma história linda com um final de deixar o nosso coração quentinho. É um livro sobre amor, família e principalmente, sobre amizade. É um ótimo livro para quem quer começar o hábito de leitura, por conta de de sua linguagem ser muito fácil de acompanhar. Super recomendo!
0 Comentários