Notícias

Resenhas

Parceiros

Resenha | Sejamos Todos Feministas [Chimamanda Ngozi Adichie]

by - janeiro 04, 2019

Atualmente, a nossa sociedade vem discutindo muito sobre política, direitos, minorias, entre muitos outros assuntos que geram opiniões divergentes. Estando no meio de tantas discussões, é sempre necessário ler livros, artigos ou mesmo, assistir filmes e documentários sobre os assuntos em pauta, para poder ter argumentos com uma boa base.

Pensando nisso, eu resolvi baixar no meu app do Kindle o livro Sejamos Todos Feministas, da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. Que é um livro simplesmente sensacional publicado pela Editora Companhia das Letras.

Foto Autoral
Livro: Sejamos Todos Feministas
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 64

Sinopse: Chimamanda Ngozi Adichie ainda se lembra exatamente do dia em que a chamaram de feminista pela primeira vez. Foi durante uma discussão com seu amigo de infância Okoloma. “Não era um elogio. ‘Percebi pelo tom da voz dele; era como se dissesse: Você apoia o terrorismo!’.” Apesar do tom de desaprovação de Okoloma, Adichie abraçou o termo e – em resposta àqueles que lhe diziam que feministas são infelizes porque nunca se casaram, que são “antiafricanas” e que odeiam homens e maquiagem – começou a se intitular uma “feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens”. Neste ensaio preciso e revelador, Adichie parte de sua experiência pessoal de mulher e nigeriana para mostrar que muito ainda precisa ser feito até que alcancemos a igualdade de gênero. Segundo ela, tal igualdade diz respeito a todos, homens e mulheres, pois será libertadora para todos: meninas poderão assumir sua identidade, ignorando a expectativa alheia, mas também os meninos poderão crescer livres, sem ter que se enquadrar em estereótipos de masculinidade.

Compre em: Amazon | Americanas | Submarino
Em Sejamos Todos Feministas, somos apresentados aos tabus que ainda existem em relação ao gênero, a demonização do movimento feminista e aos problemas que a mulher enfrenta em pleno século XXI, tudo isso através dos olhos de Chimamanda, uma mulher nigeriana e extremamente inteligente, que sofreu na pele o preconceito, mas que apesar disso não se deixou abalar, seguindo firme e forte em sua luta por justiça e igualdade.

"Tanto um homem como uma mulher podem ser inteligentes, inovadores, criativos. Nós evoluímos. Mas nossas ideias de gênero ainda deixam a desejar."
Na imagem: Chimamanda Ngozi Adichie | Fonte: TED.com
Eu encontrei esse livro por acaso enquanto estava navegando pela loja da Amazon. Fiquei bastante curiosa pela leitura, então tratei de baixá-lo logo em seguida. E posso dizer com convicção que não me arrependo desse decisão.

"Perdemos muito tempo ensinando as meninas a se preocupar com o que os meninos pensam delas. Mas o oposto não acontece."

A autora consegue ser clara e objetiva, seguindo de forma linear no seu discurso. Contando casos reais que aconteceram consigo mesma e com pessoas próximas a ela, é possível sentir na pele o que uma mulher passa todos os dias apenas por ser considerada inferior.

Na imagem: Chimamanda Ngozi Adichie | Fonte: Glam Africa
Apesar de ser um livro curto (já que é o discurso da Chimamanda), é uma leitura maravilhosa e com toda a certeza muito importante, principalmente nos tempos atuais, onde há tantas pessoas discutindo sobre o assunto.

"A questão de gênero é importante em qualquer canto do mundo. É importante que comecemos a planejar e sonhar um mundo diferente. Um mundo mais justo."

Eu indico essa obra para todos, principalmente para quem deseja ter mais embasamento sobre questões de gênero e o feminismo em si. Apenas lendo é possível moldar nossas opiniões, sejam elas positivas ou não. Por esse motivo, leiam sempre ❣










Você também pode gostar:

2 Comentários

  1. Não sabia que se tratava de um discurso da Chimamanda... que pena ser tão curto!
    Conheço alguns títulos da autora, mas ainda não li nenhum... Esse ano vou ler, com certeza!

    Beijos,
    David
    http://somaisumleitor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei uma pena ser tão curto, David. A escrita dela é maravilhosa!
      Super recomendo, sei que vai gostar <3

      Excluir