Resenha | A Revolução dos Bichos HQ [George Orwell & Odyr]
Hey pensadores! Hoje venho até vocês para trazer a resenha de uma HQ incrível! A obra não é nada mais nada menos que A Revolução dos Bichos, o aclamado livro escrito por George Orwell que acaba de ser adaptado para os quadrinhos pelo gaúcho Odyr, e publicado pela parceira aqui do blog, a Quadrinhos na Cia.
Livro: A Revolução dos Bichos
Autor: George Orwell
Ilustrador: Odyr
Editora: Quadrinhos na Cia
Páginas: 176
Autor: George Orwell
Ilustrador: Odyr
Editora: Quadrinhos na Cia
Páginas: 176
Sinopse: Odyr passou os últimos anos envolvido numa empreitada desafiadora: transformar em quadrinhos um dos maiores clássicos da literatura mundial, A revolução dos bichos. Em tinta acrílica, fazendo com que cada página se tornasse uma verdadeira obra de arte, Odyr deu forma à narrativa de George Orwell — e a personagens antológicos como os porcos Napoleão e Bola-de-Neve. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945, essa breve narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. Mas não só. Mais de sessenta anos depois, A revolução dos bichos se tornou uma alegoria universal sobre as fraquezas humanas que levam à corrosão de grandes ideias e projetos de revolução política.
Compre em: Amazon
Em A Revolução dos Bichos, o leitor é apresentado aos animais da Granja do Solar, que depois de muito tempo sendo maltratados por humanos, decidem iniciar uma revolução e fazer com que a granja seja deles. O movimento é feito com sucesso, e logo os animais começam a organizar e dividir o trabalho entre eles, já que agora, todos são considerados iguais.
Com o tempo, é necessário escolher um líder, e todos escolhem os porcos, já que estes são considerados os mais inteligentes. E tudo vai acontecendo de forma positiva, já que agora os animais estão livres. Mas será mesmo que a tirania pode ter acabado? Quanto mais tempo se passa, os porcos vêm mudando seu comportamento, e ninguém realmente sabe o que esse corrompimento pode significar.
“A vida de um animal é feita de miséria e escravidão: essa é a verdade nua e crua.”
Foto Autoral |
Eu demorei muito tempo para começar a ler esse livro. Tenho aqui em casa a versão comum da obra, mas vivia procrastinando, então quando recebi essa versão em HQ, resolvi tomar vergonha na cara e ler.
“Enfrentemos a realidade: nossa vida é miserável, trabalhosa e curta. Nascemos, recebemos o mínimo de alimento necessário para continuar respirando e os que podem trabalhar são forçados a fazê-lo até a última parcela de suas forças.”
Apesar de ser uma leitura rápida, o livro é um tanto quanto intenso. Os acontecimentos são fortes, e, para quem estudou sobre a Revolução Russa e a ditadura Stalinista, (que é a alusão histórica na qual o livro remete) é fácil conseguir assimilar as cenas da Granja com a realidade, e ao se fazer isso, a empatia com a trama se torna ainda maior, pois conseguimos imaginar nitidamente o massacre e os problemas que os animais passaram ocorrendo com os seres humanos.
Foto Autoral |
As ilustrações de Odyr com toda a certeza fazem uma diferença imensa na obra. A partir de suas pinceladas de tinta, as cenas ganham vida e cor, tornando tudo extremamente real.
Eu amei essa versão da obra de George Orwell. O autor consegue ser detalhista e sério ao extremo, ao mesmo tempo que seu ar satírico e irônico dão a obra um equilíbrio perfeito. É possível saber com precisão o motivo dessa obra ter um papel tão importante na nossa história e sociedade.
“Já se tornara impossível distinguir quem era homem, quem era porco.”
E ao adaptar toda essa narrativa para os quadrinhos, torna-se mais fácil trazer diferentes públicos para conhecer a obra, que é totalmente necessária, principalmente nos tempos atuais, onde as discussões fervorosas envolvendo política estão cada vez mais em evidência.
Foto Autoral |
A Revolução dos Bichos é um livro sobre tirania, corrupção, ditadura e sobre a ilusão de liberdade que um povo acaba se submetendo ao ser controlado por um líder opressor. É uma obra muito importante, que mostra muito bem como funciona uma sociedade sem poder de escolha, o que nos remete inclusive, a muitas questões atuais que estamos vivendo.
2 Comentários
Aqui é A Quinta dos Animais e é uma das minhas distopias favoritas. Essa versão com as ilustrações está muito bonita.
ResponderExcluirBeijinho*
Uaau, que nome diferente haha! Eu gostei muito mesmo da obra <3
ExcluirBeijinhos!